ANGOLA GROWING
SUBIDAS PREVISTAS DE 10% EM TODOS OS PACOTES

Zap anuncia aumento das tarifas a partir de Novembro

TELEVISÃO. Novas mexidas nos preços ficam no limite dos 10% estabelecidos pelo Instituto Angolano das Comunicações. DSTV reafirma, em contraponto, que, por enquanto, não altera os tarifários.

A operadora de televisão por satélite, a Zap, que contabiliza mais de um milhão de assinantes, vai aumentar o tarifário dos seus pacotes a partir do primeiro dia do mês de Novembro, no seguimento de uma estratégia de ajustes dos preços iniciada em Outubro do ano passado.

Os avisos de aumentos dos tarifários começaram a chegar aos clientes desde o mês passado, através de mensagens privadas que indicam uma subida de 10% em todos os pacotes que a operadora oferece, respeitando as orientações recentes do Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) sobre o limite na alteração de tarifas.

Com base nos aumentos, o pacote ‘Zap Mini’, que oferece mais de 45 canais e é comercializado a dois mil kwanzas, vai passar a custar 2.200 kwanzas; o pacote ‘Zap Max’, com mais de 90 canais e comercializado a 4.000 kwanzas, vai passar a custar 4.400 kwanzas; o pacote ‘Zap Premium’, comercializado a 8.000 kwanzas, sobe para 8.800 kwanzas, ao passo que o ‘Zap Plus’ salta de 2.000 para 2.200 kwanzas.

Recentemente, o INACOM emitiu um comunicado em que apontou a “necessidade de se reajustar os tarifários de serviços de televisão por assinatura, face ao impacto do actual contexto macroeconómico nos custos operacionais dos operadores de serviços de comunicações electrónicas”. No mesmo comunicado, o INACOM determinou também que as operadoras de televisão não podiam fazer um aumento de preços que ultrapassasse o tecto de 10%, indicando sanções para possíveis incumpridores.

Desde 2010 no mercado, a Zap, controlada pela empresária Isabel dos Santos em parceria com a portuguesa Zon, tem vindo a ‘ganhar pontos’ em termos de atracção dos clientes. As principais atracções passaram pela passagem ‘histórica’ e em regime de exclusividade do canal brasileiro de televisão ‘Globo’, que antes era considerado a ‘cereja no topo do bolo’ da DSTV, além da transmissão da liga portuguesa de futebol. A oferta inclui também o serviço de internet que a concorrente DSTV não oferece.

Diferente da Zap, a DSTV ainda não anunciou aumento de preços. O VALOR contactou a operadora, através do gabinete de comunicação, que informou que a empresa “oportunamente, e caso venha acontecer um aumento do tarifário dos pacotes, comunicaria através dos canais convencionais e ao VALOR”.

A empresa continua assim a cumprir o que anunciou, num comunicado de Março, de que não iria proceder ao aumento da tarifa dos pacotes em 2016, “salvo qualquer choque externo”. O objectivo, segundo indicava, passava pela oferta do “melhor conteúdo possível ao preço mais acessível, promovendo uma grande experiência de visualização em casa e o melhor entretenimento televisivo local e internacional”. A DSTV admitia, no mesmo comunicado, que o ano de 2015 tinha sido “difícil para a Multichoice Africa”, devido à baixa do preço do petróleo no mercado internacional e à desvalorização das moedas nos países onde opera.