BNI concede financiamento de 400 milhões USD
O Banco de Negócios Internacional (BNI), na qualidade de agente, liderou o sindicato bancário que concedeu um financiamento ao Ministério das Finanças no valor em kwanzas equivalente a 400 milhões de dólares norte-americanos, mediante a emissão de Títulos de Tesouro até 10 anos, informou a instituição em comunicado divulgado na passada segunda-feira, em Luanda.
Segundo a nota de imprensa, o BNI lidera o financiamento em moeda nacional de um dos maiores projectos relevantes de incentivo do tecido produtivo angolano, contribuindo para a consequente afirmação e diversificação sectorial da nossa economia.
A primeira fatia disponibilizada, no montante equivalente em kwanzas a cerca de 97 milhões de dólares, contou com a participação do Banco Millennium Atlântico e do BAI (Banco Angolano de Investimentos), que teve como destino o aproveitamento hidroeléctrico de Laúca, em construção no rio Kwanza.
O aproveitamento hidroeclétrico de Laúca, cuja construção teve início em 2012, abrange uma área de 24 mil hectares, incluindo a albufeira. Possui uma capacidade de produção projectada de 2.070 megawatts de energia e constitui o maior projecto de engenharia civil e de energia de Angola, estando o seu custo estimado em 4,5 mil milhões de dólares.
O custo inclui as obras de construção civil, produção, fornecimento e colocação em serviço do sistema de transporte de energia a partir do rio Kwanza, no qual existem também as barragens de Cambambe, com 960 megawatts, e Capanda, com 520 megawatts.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...