PORSCHE, JAGUAR E LAND ROVER SEM VENDAS

Marcas de luxo ‘às escuras’ em 2016

MERCADO AUTOMÓVEL. Vendas globais de viaturas registaram queda de 56%, em 2016. Concecionárias enfrentaram a falta de ‘stock’ e o mercado de luxo esteve às ‘escuras’.

O segmento de carros de luxo registou uma estagnação total em 2016, com marcas como Porsche, Jaguar e Land Rover a não registarem qualquer venda ao longo de todo o ano, revelam dados provisórios da Associação dos Concessionários de Equipamentos de Transportes Rodoviários (ACETRO), que controla 24 concecionárias no sector automóvel e 42 marcas.

A única excepção foi a marca Chrysler que vendeu apenas um carro, segundo a ACETRO, que justifica o quadro com as dificuldades de acesso às divisas, para a importação, e o aumento “substancial dos preços”.

Em termos globais, em 2016, as vendas de automóveis, de acordo com a ACETRO, registaram uma queda de cerca de 56% comparando ao ano de 2015. Foram vendidas, durante todo o ano, um total de 9.178 viaturas contra as 20.584 do exercício anterior.

A queda na venda dos carros , durante o ano passado, foi piorando de trimestre a trimestre. No primeiro trimestre, as concessionárias venderam 3.030 viaturas, no segundo, 2.668, no terceiro, 1.885 e no quarto, comercializaram 1.595.

Numa entrevista publicada pelo VALOR em Agosto, o presidente da ACETRO e também presidente da Toyota de Angola, Nuno Borges da Silva, já anunciava um cenário não muito ‘católico’ para o mercado automóvel, descrevendo-o como “um mercado em crise”. Nuno Borges da Silva dava conta de que as concessionárias estavam com dificuldades em pagar aos fornecedores externos e que as empresas não tinham respostas para as grandes encomendas de viaturas. Durante todo o ano passado, muitas das concessionárias debateram-se com a falta de stocks, obrigando a que os preços dos carros quase duplicassem.

As empresas ligadas ao sector quase todas, devido à queda nas vendas e à falta de ‘stock’, tiveram de rever os negócios e entraram em reestruturação, o que obrigou ao despedimento de trabalhadores. Até Agosto, o sector chegou a despedir cerca de 33% dos funcionários, com a Toyota de Angola, por exemplo, a recuar de 700 para 600 trabalhadores.

FIAT MARCA MAIS VENDIDA

A marca FIAT foi a que mais vendeu durante o ano de 2016, seguida da Toyota a Hyundai e a Suzuki. Em 2015, as marcas que lidaram as vendas foram a Suzuki, a Toyota e o Chevrolet, segundo os dados da ACETRO.

O grupo Autostar foi a concessionária que mais vendeu viaturas, com um total de 1.477 unidades. O mês de Maio foi o que mais rendeu ao grupo, com a comercialização de 202 viaturas.

A Toyota de Angola, com 1.453 unidades vendidas, segue-se na segunda posição, ao passo que a COSAL ficou na terceira, com 948 viaturas. As concecionárias Porsche, União Comercial de Automóveis e Drive não venderam nenhuma viatura durante todo o ano passado.