Projecto Quiminha vai produzir milhões de ovos
Além da produção agrícola, na Quiminha, no município de Icolo e Bengo, em Luanda, prevê-se a produção de 22 milhões de ovos e vários tipos de vegetais em grandes quantidades (aproximadamente 25 mil toneladas de produtos por ano).
A produção arranca dentro de seis meses, e são, dentre os vegetais, tomate, cebola, pimento, milho doce, quiabo, beringela, feijão-verde, repolho, alface, melão, cenoura, melancia, soja, batata, repolho, sorgo e soja.
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, em visita pela segunda vez na região, depois de ter estado em Novembro de 2015, recebeu informações detalhadas sobre a produção de diversos produtos hortícolas, no perímetro do Projecto Integrado de Desenvolvimento Agrícola e Regional da Quiminha.
O PR visitou o principal reservatório de água, uma aldeia familiar, onde fez a entrega simbólica a duas famílias dos títulos de residências e de terrenos para agricultura familiar.
O projecto Quiminha iniciou em 2012, compreende uma área de cinco mil hectares entre as comunas de Cabiri e Bom Jesus, localizadas a cerca de 60 quilómetros a norte de Luanda, e a cada família de camponeses serão atribuidos 3 hectares de terra para cultivo.
Além de vária infra-estruturas sociais, estão a ser construídas no local: o sistema de captação, transporte e abastecimento de água, um centro logístico e redes viária e eléctrica, bem como 300 casas para produtores familiares e 10 casas para professores, técnicos agrícolas, enfermeiros e um Centro de Formação e Gestão Agrícola.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública