Isabel Dinis

Isabel Dinis

REIVINDICAÇÕES. Sindicato dos médicos culpa Governo pela manutenção da greve. Médicos querem salários de até dois milhões de kwanzas, mas o Executivo não quer aumentar mais de 16 mil kwanzas sobre os actuais 270 mil kwanzas de salário-base. Dos pontos reivindicados, apenas um foi cumprido na íntegra, sublinha o Sindicato dos Médicos.

RECUSROS HUMANOS. Trabalhadores ficam também isentos do pagamento de qualquer comparticipação nas despesas médicas e de medicamentos. Petrolífera estatal entende que medidas visam a melhoria da qualidade de vida dos funcionários.

Há nove meses à frente do Instituto dos Serviços de Veterinária, Henrique Gimi dá a versão oficial sobre a polémica importação do gado do Chad. Começa, desde logo, por repartir as culpas do que correu mal entre as autoridades angolanas e chadianas, mas não deixa de responsabilizar os produtores que receberam o gado, sem condições de acomodá-lo. Conta quase tudo do que está a ser feito para corrigir os erros e alerta que os jovens não estão interessados na veterinária.

AGRICULTURA. Autoridades angolanas sabiam que o gado do Chade já se encontrava doente quando chegou a Angola. Protocolo sanitário não foi cumprido e violou normas da Organização Mundial da Saúde Animal.
Ministro da Agricultura teve conhecimento do estado crítico dos animais, mas demorou a reagir ao relatório
dos técnicos. Animais ficaram mais de seis meses nos Camarões sem condições.