Sem Autor

Sem Autor

Formação política com maior assento no parlamento quer que seus candidatos às autárquicas saiam de eleições internas. Processo será analisado numa reunião do partido que deve apreciar critérios e perfis do candidato.

MPLA quer eleições internas para autárquicas

O secretário para informação do MPLA, Paulo Pombolo, anunciou hoje, 28, que o MPLA vai realizar eleições internas para apurar candidatos que vão representar o partido nas eleições autárquicas, agendadas para 2020.

O responsável avançou a informação durante uma conferência de imprensa, que antecede a VI reunião ordinária do Comité Central do MPLA, a realizar-se a 30 de Novembro e 1 de Dezembro, em Luanda.

Segundo Paulo Pombolo, o processo deverá ser analisado na reunião, onde se vai apreciar a metodologia para composição, selecção e regulamentos que definem critérios e perfis de candidatos do partido. Os eleitos deverão assumir a posição de cabeça-de-listas e membros das assembleias municipais.

Gigante do sistema bancário russo assume que transacção se deveu a “erro técnico” na codificação dos países. Com a operação, República Centro Africana encaixou 10,5 mil milhões de euros, quase seis vezes o seu PIB anual. Último investimento russo ao país foi para capacitação do exército.

VTB Bank

 

O grupo bancário russo VTB atribuiu “por engano" um empréstimo de mais de 800 mil milhões de rublos (10,5 mil milhões de euros) à República Centro-Africana (RCA), anunciou hoje, 28, o banco, em comunicado, indicando que se tratou de “um erro técnico na codificação dos países".

"A VTB não efectuou absolutamente nenhuma operação com a República Centro-Africana e não temos exposição deste volume neste país", explica o comunicado.

A reacção do banco surgiu quando se verificou a existência de um empréstimo de 802 mil milhões de rublos para a RCA, quase seis vezes o Produto Interno Bruto (PIB) anual do país, num relatório financeiro do grupo bancário, descrito pela comunicação social.

"Os relatórios corrigidos serão enviados [hoje] ao Banco Central" e disponibilizado à imprensa, acrescenta o banco.

A entidade bancária russa que tem sucursal em Angola garante, para já, que as falhas se deveram a erros técnicos. "De acordo com as nossas informações, ocorreu um erro técnico", referiu a presidente do banco central da Rússia, Elvira Nabiullina, citada por agências russas.

A Rússia investiu recentemente na República Centro-Africana, em particular na formação do exército e da diplomacia para alcançar acordos de paz com grupos armados.

Analistas dos mais variados segmentos do sistema financeiro vão debater, nesta Quinta-Feira, 29, “modelos de inteligência artificial no apoio à gestão financeira e fiscal. Técnicos tributários da AGT, professores e gestor da Mountain Stability são esperados no certame que se realiza na Ilha do Cabo, em Luanda.

Inteligência artificial apoiada à gestão

Luanda vai acolher, na próxima Quinta-Feira, 29, um encontro que visa debater “modelos de inteligência artificial no apoio à gestão financeira e fiscal”. Organizado pelo grupo IIDEA, o primeiro ‘Business Outdoor’ promete “dar a conhecer as alterações previstas ao sistema fiscal nacional, perceber o impacto da inteligência artificial no cálculo dos impostos indirectos” e abordar sobre a temática do controlo financeiro das organizações.

Para abordar as temáticas, o evento contará, entre outros, com a prelecção do director administrativo e financeiro da Mountain Stability, Alexandre Gonçalves, do docente coordenador do curso de ‘Ciências da Computação’ da Universidade Agostinho Neto (UAN), Vicente Lopes, e dois técnicos tributários, da Administração Geral Tributária (AGT).

O encontro vai decorrer no restaurante Miami Beach, em Luanda, pelas 15h30.

Acto prevê a participação de vários operadores económicos nacionais e italianos. Novo organismo propõe-se a dinamizar, entre outras acções, a exportação de produtos.

Câmara de Comércio Angola e Itália

O Museu das Forças Armadas vai acolher, a 29 de Novembro, quinta-feira, o lançamento da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Itália (CCIAI), constituída a 1 de Outubro deste ano, com o objectivo de apoiar e dinamizar a actividade empresarial, entre os dois países.

De acordo com uma nota chegada hoje, 27, ao VALOR, o evento vai contar com a presença de membros do Executivo, representantes do corpo diplomático acreditado no país, empresários angolanos que interagem com o mercado italiano, empresas italianas que operam em Angola, figuras da banca comercial, institutos públicos e outros.

Os dois países (Angola e Itália) acreditam que, com a criação da instituição, o processo de operações de exportação de produtos agrícolas angolanos para a Itália será “mais dinamizados”, antes do final deste ano.

Iniciativa deve ser concretizada já no próximo mês e prevê, numa primeira fase, produzir 60 milhões de meio litro por mês. Objectivos passam pela redução da importação deste produto no país.

Projecto Aldeia Nova

O projecto Aldeia Nova vai lançar, em Dezembro, óleo vegetal, anunciou hoje, 27, o director do projecto, Hermenegildo Francisco.

Localizada no município da Cela, Kwanza-Sul, a fábrica vai produzir 60 milhões de unidades de meio litro de óleo vegetal/mês. Hermenegildo Francisco garante que a fábrica vai produzir “em grande escala”, de modo a contribuir na redução da importação de óleo vegetal, de acordo com a estratégia da empresa  apresentada pelo seu director.

O projecto agro-industrial Aldeia Nova produz, entre outros bens, derivados do leite, carne, ovos e frangos.