ANGOLA GROWING
Valor Económico

Valor Económico

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) possui uma carteira de negócios superior a 10 mil milhões de dólares, em dois continentes. Em África, o banco, liderado por José Massano, além de Angola, tem investimentos em São Tomé e Príncipe e Cabo Verde. Na Europa, as actividades do banco estão limitadas a Portugal.

A informação foi prestada pelo administrador executivo do BAI, Hélder Aguiar, na inauguração da sede do banco, em Luanda. O novo edifício conta com 20 andares acima do solo, dois subterrâneos e está localizado no complexo Garden Tower, no recinto da antiga escola Comandante Gika. A inauguração contou com a presença do ministro das Finanças, Armando Manuel. Com o novo edifício, a instituição “reforça o desafio de melhorar o atendimento aos clientes”, sublinhou Hélder Aguiar. “O banco pretende também proporcionar maior sinergias, evitar a perda de eficiência dos processos e melhorar a comunicação”, explicou o administrador executivo.

REGULAÇÃO FINANCEIRA. O VALOR ECONÓMICO ouviu de fonte oficiosa que os PEPs, Pessoas Politicamente Expostas e familiares, já estarão a enfrentar dificuldades para movimentar avultadas somas amealhadas no estrangeiro graças à rubrica das normas do GAFI, que implica o aumento das diligências e do escrutínio da origem da receita.

Ler jornal impresso 

diamante esperanza

Com um total de 4,6 quilates, o Esperanza é considerado o diamante mais valioso já descoberto nos EUA. A jóia já percorreu algumas das melhores lojas, todas filiadas à American Gem Society. O mestre Mike Botha foi o responsável pelo corte e a finalização da pedra preciosa, o que o consumiu aproximadamente 130 horas entre o corte e o polimento. Avaliado em um milhão de dólares, o Esperanza Diamond está disponível para compra num leilão.

O ‘ópio negro’ da Yves Saint Laurent

O perfume Black Opium, de Yves Saint Laurent, ficou mais sedutor com a adição de uma nova fragrância ‘all-nighter’. O nome faz alusão a uma inesperada noite romântica que não segue tendências e se desenrola no seu próprio ritmo.

Black Opium Yves Saint Laurent

 

 

Conforto e funcionalidade

Os criadores da nova colecção de malas Nightflight, da Montblanc, foram feitas com o propósito de ser mais exigente dos exploradores urbanos, mostrando equilíbrio entre design elegante, luxo e versatilidade, além dos conceitos de alta performance, conforto e funcionalidade.

 

Entre a história e a modernidade

O Timezoner Cronógrafo foi lançado pela IWC para celebrar o 80º aniversário dos relógios de aviador. Um dos destaques é a capacidade de ajustar fusos horários instantemente com um simples giro do aro. É necessário apenas pressionar o aro e rodar até ao fuso horário escolhido.

Iphone 6S de diamantes

A Apple lançou o Iphone 6S, um modelo confeccionado em ouro e platina e que conta com um serviço de personalização que pode acrescentar ao aparelho um total de 800 diamantes. Os valores desses aparelhos especiais começam em pouco mais de 3.600 dólares, mas podem atingir quase 16 mil dólares.

iphone ouro

 

Aroma frutado e persistente

Pêra-Manca é a marca que a Fundação Eugénio de Almeida destina aos vinhos de excepção. Os vinhos brancos têm por base as castas Antão Vaz e Arinto, apresentando uma cor citrina, um aroma frutado, fino e complexo. São macios, secos, complexos e equilibrados.

Os vinhos tintos são produzidos a partir das castas Trincadeira e Aragonez. São encorpados, complexos e elegantes, com aroma a passas de frutos e essências das madeiras. Devido à grande qualidade dos taninos e madeiras utilizados, são vinhos que apresentam grande longevidade, necessitando de algum tempo para revelar todo o seu potencial.

vinho pera manca

“Fechou o restaurante Portofino entrou em ‘cena’ o ‘Mirage’”. É desse jeito, que muitos luandenses se comunicam quando decidem ir a este espaço.

Localizado em Luanda, numa zona privilegiada, no terceiro andar do edifício Deana Day Spa, ao lado do estabelecimento Bahia, o espaço combina tranquilidade proporcionada pela iluminação delicada e a vista que se dá a Baía de Luanda. O restaurante conta com um estacionamento facilitado e com uma série de serviços ao redor que completam a visita.

O espaço é ideal para encontros de negócios, saídas familiares e até um momento entre amigos. Com tons cremes e uma mistura de materiais que variam entre madeira e alumínios, a decoração salta à vista mal se põe os pés no local.

Os preços no ‘Mirage’ variam entre os dois e os 12 mil kwanzas, sem contar com a bebida, o que o torna num dos restaurantes mais caros da capital. O menu de entradas está dividido entre quatro opções de entradas frias e igual número de entradas quentes.

Entre os pratos principais, existem as opções de cinco pratos de carne e peixe em que o preço médio do prato ronda entre os 4.000 Kz e os 6.000 Kz.

Malanje é uma província privilegiada, em termos de belezas naturais. As Pedras Negras de Pungo Andongo, assim como as Quedas de Kalandula, deixam qualquer visitante deslumbrado pela sua imponência. Considerada como uma das sete maravilhas do país, têm mais de 500 metros e formam um arco-íris permanente e um nevoeiro ilusório.

A região que acolhe as Quedas de Kalandula, a ilha do Kwanza, no município da Cangandala, tem locais propícios para banhos e é também a região da Palanca Negra Gigante. A ´maravilha natural´ tem também um miradouro e é um local próprio para passeios e piqueniques.

Mas Malanje não conta somente com as ´maravilhas´ de Kalandula. Existem também as quedas de S. Francisco José, quedas do Colo e as quedas rápidas do Luino. O Morro do Bongo e a Mesa da Rainha Ginga são outras das atracções que não deve deixar de visitar. Em Capanda, está situada a maior barragem do país.

A região possui igualmente uma vasta fauna, de entre os quais se destacam a Palanca Negra Gigante, os Mabecos, Hiena Malhada, Leopardo, Chita, Gunga, Kissoma, Puku, Songue, Bambi comum, Pacaça, Elefante, Lebre, Palanca Vermelha, Golungo, Nunce, Búfalo, Javali, Hipopótamo, Crocodilo, Leão, Onça, Pongolim, entre outros, incluindo várias espécies de aves.

As festas da cidade acontecem a 13 de Fevereiro e o dia 4 de Fevereiro também é muito celebrado devido ao massacre da Baixa de Kassange.

Malanje possui aeroporto e ligação através de caminho-de-ferro à capital do país, Luanda.

As principais companhias aéreas comerciais voam todas as semanas para a província. As estradas têm sido reparadas e é possível chegar a Malanje via Luanda.

O clima é tropical húmido com temperaturas médias que rondam os 22ºC. O mês mais frio é o de Junho com uma média anual de 21ºC e os mais quentes são os de Março e Abril, com uma média de 25ºC. Ao longo do ano registam-se duas estações: chuvosa que abarca cerca de nove meses (Agosto a Maio) e a outra é a estação do cacimbo que vai de 15 de Maio a 15 de Agosto.

 

ONDE FICAR

A cidade não conta com muitas opções na rede hoteleira. Dos poucos que existem, destacam-se os hotéis Regina II, Palanca Negra e o Yolaca.

 

ONDE COMER

A gastronomia em Malanje é conhecida por oferecer pratos típicos da região, como a kizaca, o usse, a carne seca, ginguinga (feita com miudezas), que é sempre acompanhada de funje de mandioca ou de milho. As opções podem ser encontradas no restaurante Kapri, Teresinha, entre outros.