ANGOLA GROWING
Valor Económico

Valor Económico

A governadora provincial da Lunda-Sul, Cândida Narciso, defendeu ontem, terça-feira, em Saurimo, que desenvolver a participação da força de trabalho da mulher, reduz a pobreza e a fome, bem como contribui para o crescimento da economia nacional.

Ao intervir na cerimónia de abertura da conferência provincial sobre o empoderamento económico da mulher, que decorre na cidade de Saurimo, disse que as mulheres têm ainda inúmeros desafios a enfrentar no sector da economia, desde a escassez de recursos humanos qualificados, além da exiguidade de recursos financeiros para a implementação de programas de igualdade de género.

Só assim, prosseguiu, se explica o facto de até ao momento a maioria das mulheres desenvolverem apenas micro-negócios, maioritariamente de forma ambulante e informal, orientados única e exclusivamente para a sobrevivência.

A ministra das Pescas, Victória de Barros Neto, está convencida de que as zonas costeiras “podem contribuir” para a diversificação da economia do país, por serem “ricas em quase todas as espécies marinhas”.

A governante, que falava na cerimónia de inauguração do centro regional de fiscalização pesqueira e da aquicultura, afirmou que “o mar angolano é vulnerável à acção do homem”, e apelou para um “combate cerrado à pesca ilegal”. “Muitas destas zonas são lugares de reprodução das espécies, o que atrai muitos pescadores ilegais.

O centro regional de fiscalização pesqueira e da aquicultura inaugurado hoje é o sexto do país, tendo já sido inaugurados os centros das províncias de Benguela, Namibe, Zaire, Cabinda e Kwanza-Sul. O último será na província do Bengo, cuja inauguração está prevista para este ano.

O Ministério dos Transportes realiza amanhã, quinta-feira, em Luanda, um ciclo de palestras sobre Colégio de Sistemas de Informação, subordinado ao tema “Economia da Partilha “.

Segundo uma nota de imprensa do Ministério, a palestra visa, dentre outros, fomentar o estudo, a investigação e o desenvolvimento dos sistemas e tecnologias de informação no sector.

Tem igualmente o objectivo de estimular o diálogo interdisciplinar e mútuo conhecimento das práticas profissionais que concorrem para a qualidade das tecnologias e sistemas de informação.

CINEMA.Não basta interpretar um magnata nos filmes: Robert Downey Jr. também factura milhões de dólares na vida real e, pela terceira vez seguida, a revista Forbes considera-o como o actor mais bem pago do mundo, em 2015.