Sem Autor

Sem Autor

O Presidente da República vai conceder na sexta-feira (21), uma entrevista colectiva a jornalistas nacionais e estrangeiros, avançou hoje (18) o secretário para os Assuntos de Comunicação Institucional e de Imprensa do Presidente da República, Luís Fernando.

0e3e1eee1 3a53 416c 8eac 258268726a81

Trata-se da segunda entrevista colectiva desde que assumiu o cargo, a 26 de Setembro de 2017.

João Lourenço concedeu a primeira conferência de imprensa a 8 de Janeiro deste ano, no quadro de um programa de aproximação à imprensa que se prevê anual. De acordo com Luís Fernando, o chefe do Estado estará disponível para responder a uma pergunta de cada órgão.

Na primeira entrevista, o Presidente respondeu a 23 perguntas de jornalistas nacionais e estrangeiros, grande parte das quais de foro político e económico.

Na altura, João Lourenço falou, entre outros assuntos, sobre os seus 100 dias de governo, marcados por profundas reformas económicas.

O vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, discursa hoje, 18, em Viena, Áustria, na abertura do Fórum de Alto Nível sobre a cooperação na era digital, em representação do chefe de Estado, João Lourenço.

Bornito de Sousa Angola

O evento, a decorrer no hotel Áustria Center, em Viena, enquadra-se nas recomendações da quinta cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Africana e União Europeia, realizada em Novembro do ano passado, em Abidjan, onde os líderes dos dois blocos reforçaram o compromisso de trabalhar juntos na criação de um quadro de cooperação com reciprocidade e benefícios, tendo em conta os progressos na inovação e digitalização.

A Áustria, que exerce a presidência rotativa do Conselho da União Europeia, e o Ruanda, que lidera a União Africana, decidiram realizar o fórum para promover a digitalização e a inovação entre os dois continentes, permitindo que nenhum país destes blocos fique fora das transformações digitais em curso.

O presidente do conselho de administração da Sonangol, Carlos Saturnino e pelo presidente do grupo BP, Bob Dudley, assinaram ontem, 17, em Luanda, dois acordos que vão permitir desenvolver o projecto Platina e estender a exploração de petróleo do Bloco 18, e um memorando para o início das discussões sobre financiamento e construção do terminal de armazenamento de refinados da Barra do Dande.

880x495 cmsv2 a013e278 0238 5d0a b471 431a033c33f1 3517714

O acordo de extensão da licença de produção no projecto Grande Plutónio, no Bloco 18, até 2032, sujeito à aprovação do Governo, permitirá à Sonangol Pesquisa e Produção e ter 8 % de participação no referido bloco. Hoje, este bloco tem como accionistas a BP (operador) com 50% e a Sonangol Sinopec Internacional Limited, também com 50%.

O campo Platina, descoberto em 1999, localiza-se a uma profundidade de água de aproximadamente mil e 300 metros e será desenvolvido através de uma ligação submarina ao navio de produção, armazenamento e transbordo FPSO Grande Plutónio.

O projecto Platina será o primeiro novo desenvolvimento operado pela BP em Angola, desde o início da produção do projecto PSVM (Plutão, Saturno, Vénus e Marte) no Bloco, em 2013.

Os acordos agora assinados, abre-se caminho para que o investimento planeado para o desenvolvimento de Platina tenha lugar no segundo trimestre de 2019, enquanto a primeira produção está prevista para finais de 2021 e início de 2022.