EMPRÉSTIMOS. Passados 10 meses sobre a aprovação do instrutivo do Banco Central que orienta a banca a conceder crédito à habitação e à construção, os números estão abaixo do expectável. Vários operadores sugerem, além da celeridade na justiça, medidas como a efectivação da lei da alienação fiduciária, a isenção de imposto industrial aos bancos nas operações de crédito à habitação, entre outras.
Valor Económico
O Presidente da Comissão Executiva (PCE) da Fidelidade Angola mostra-se disponível para avaliar processos de aquisição de companhias, desde que tenham acordos de distribuição importantes que tragam mais-valia à seguradora. Caso contrário, Armando Mota acredita que o crescimento orgânico seja o meio mais eficaz de se prosseguir com a estratégia de crescimento da empresa.
Economistas do BFA manifestam pessimismo
A economia de Angola não poderá crescer a níveis que superem o ano transacto, subindo somente 1,0-1,5%. A previsão é dos economistas afectos ao Banco de Fomento Angola (BFA). “Com a contracção que antecipamos ao nível do PIB petrolífero, o nível geral de actividade económica deverá crescer entre 1,0-1,5%, voltando a acelerar para um ritmo médio a rondar os 3-5% no período entre 2024-2027”, antecipam, esperando que o crescimento da economia não-petrolífera similar a 2022, entre os 3,8-4,3%, e uma inversão do cenário na economia petrolífera, com uma quebra significativa entre os -6,1-6,6%.
BALANÇO. Companhia fixa, para este ano, ultrapassar a barreira dos 2 mil milhões de Kwanzaa s em termos de resultado líquido, duplicando o lucro alcançado em 2020.
INVESTIMENTOS. Criado em 19 de Dezembro de 2005, grupo iniciou-se em Luanda com a venda de roupas usadas, negócio com o qual lidera actualmente o mercado e ao qual juntou investimentos diversos, incluindo no café, nos congelados, na farmacêutica, entre outros.
“Quem no fundo acaba por ter poder sobre o judicial...