Os prémios Empreender Angola prevêem distinguir, em Junho próximo, os 20 empreendedores que mais se destacaram em 2022. O evento de premiação visa distinguir e reconhecer as melhores práticas de gestão, desenvolvimento empresarial, promover a qualidade, iniciativas e criatividade dos negócios e projetos com impactos sociais e económicos. Para a segunda edição, o prémio contempla as categorias de Empreendedor do Ano, Banco Promotor de Empreendedorismo, Empreendedorismo Feminino, Empreendedorismo Social, Instituto/Universidade promotor de Empreendedorismo, Jornal/Revista promotor de Empreendedorismo, Empreendedorismo Cultural, entre outras. Segundo Valdemar Dulo, responsável do projecto, a iniciativa da academia de gestão UNIIGEST tem também como objectivo identificar, premiar e apoiar empresários, empreendedores, organizações, projectos e pessoas individuais, em fase de criação ou expansão de negócios que mais se destacaram no ano. “Os vencedores serão eleitos pelo público, sendo que estão abertas votações no nosso site e em cada categoria estarão a concorrer quatro candidatos”, explica. Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
Valor Económico
COMÉRCIO RURAL. Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural, do Ministério da Indústria e Comércio, visa facilitar o escoamento de produtos agrícolas.
ANÁLISE. De acordo com o documento, que, na perspectiva da análise contabilística, revela desvios das práticas em vigor no país, a TAAG recebeu em 2022, do Porto de Luanda, cerca de 75 milhões de dólares, sem que para o efeito a empresa seja sua accionista.
RECONVERÇÃO ECONÓMICA. Ministra do MAPTSS preocupada com a falta de pagamento de impostos por agentes económicos formalizados no PREI promete que a segunda versão do programa poderá apertar o cerco dos que não contribuem, além de alargar a atribuição de microcréditos.
ACADEMIA. Autor realça que a falta de Tribunais Arbitrais no país estimulou a criação da obra. Félix Cipriano é árbitro e mestre em ciências jurídico-forenses e licenciado em Direito nas opções jurídico-económica e jurídico-forenses.
“Quem no fundo acaba por ter poder sobre o judicial...