César Silveira

César Silveira

Editor Executivo do Valor Económico

Considera frouxos os resultados do combate à corrupção e alerta para a necessidade de se implementar medidas de defesa da produção nacional. Ataca os estrangeiros que fingem produzir, mas apenas importam produtos. Critica o Governo por manter “incorreções que levam tempo a serem corrigidas, entrando em total contradição com um dos grandes lemas da governação que é a transparência” e entende que é ainda um tabu falar de créditos bancários. Optimista, confia que Angola vai sair da crise em breve.

CASO SÃO VICENTE. Comparações a preços de referência no mercado internacional revelam diferença de 74% só nos custos de 2016 com o seguro petrolífero. Estado ainda tem por exigir esclarecimentos sobre a passagem de acções de uma subsidiária da Sonangol a entidades privadas.

O antigo reitor da Universidade Agostinho Neto e ex-secretário de Estado é crítico à forma como se transmite o conhecimento, concluindo que são essas lacunas que nos fazem depender do estrangeiro. João Sebastião Teta defende mudanças de práticas e de mentalidades. Detecta falta de investimento no ensino e na valorização do professor e crítica as universidades que “se tornam mercadorias”. E classifica como “o maior crime o roubo do conhecimento”.