INVESTIMENTO EXTERNO. Petrolífera tem presença em dois blocos são-tomenses, mas está em incumprimento, correndo o risco de ser afastada do grupo empreiteiro.
César Silveira
Editor Executivo do Valor EconómicoCORRUPÇÃO. Condenado, em Agosto, a uma pena de 24 meses de prisão pela justiça suiça, empresário revelou meandros dos acordos em Angola para conseguir contratos.
PETRÓLEO. Petrolífera pública recebeu 350 milhões de dólares para a construção do centro, mas ficou vários anos sem avançar com o projecto, provocando investigações internacionais. Agora anuncia a sua construção como se de um projecto novo se tratasse.
PARTICIPAÇÃO ECONÓMICA. Antigo PCA da Sonangol acumulou, por determinados períodos, cargos de chefia na Sonils e em empresa prestadora de serviço da mesma. Tem ainda ligação com empresa que recebeu dividendos mesmo sem ser accionista formal.
Considera frouxos os resultados do combate à corrupção e alerta para a necessidade de se implementar medidas de defesa da produção nacional. Ataca os estrangeiros que fingem produzir, mas apenas importam produtos. Critica o Governo por manter “incorreções que levam tempo a serem corrigidas, entrando em total contradição com um dos grandes lemas da governação que é a transparência” e entende que é ainda um tabu falar de créditos bancários. Optimista, confia que Angola vai sair da crise em breve.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...