INFRA-ESTRUTURAS. Estado tinha inicialmente responsabilidade de contribuir com 900 milhões de dólares e privados ficariam de cobrir o resto. Contas do VE indicam que João Lourenço autorizou mais 500 milhões de dólares.
Mateus Mateus
jornalistaOs desempregados que solicitaram emprego ao Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (Inefop) chegaram aos 115.778, menos de metade dos quais, 56.870, foram colocados nas 57.782 ofertas disponibilizadas pelos diversos sectores de actividade económica.
‘Supermarcas’ aposta na produção de ração de peixe
Produção. Fábrica produz entre 60 e 100 mil toneladas de ração de peixe que são vendidas maioritariamente ao Ministério das Pescas. Proprietários criticam insistência na importação do produto e antecipam projecto para a criação de peixe, com a construção de oito tanques.
Fortunas. Num dia que as acções da LVMH subiram 5% na bolsa e no mercado chinês onde a empresa tem maiores operações, Bernard Arnault a viu sua fortuna crescer mais de 12 mil milhões de dólares. Reafirmou a liderança de mais rico do mundo distanciando-se de Elon Musk como a Forbes já havia anunciado no inicio do ano.
Dirigente associativo crítica o “pouco interesse das pessoas em investirem na aquicultura” e a aponta o dedo a quem tem a actividade como um passatempo. No entanto, desafia os mais jovens a apostarem na produção local por terem maiores lucros do que ficarem limitados à importação. Saraiva Santos denuncia o estado em que se encontra o centro de aquicultura no Cuanza Norte que não atingiu os objectivos, porque muitos funcionários do Ministério das Pescas criaram projectos para se beneficiar das verbas que seriam destinadas aos empresários. No entanto, acredita que o Planapesca é o barómetro que pode impulsionar a actividade, mas chama atenção para que se potencie toda a cadeia de valor.
João Lourenço revela que já pensou no perfil do seu sucessor depois...