Gestor da Academia Angolana de Compliance e Governança Corporativa, Carlos Simões destaca a necessidade de as empresas e instituições públicas angolanas estarem regularmente conformadas. Lamenta que não haja um canal de denúncias nas organizações que deveria contribuir na resolução das más práticas, o que tem levado a que muitos assuntos internos que deveriam ser tratado em privado se tornem públicos e manchem a reputação das instituições.
Mateus Mateus
jornalistaLOGÍSTICA. Responsável da logística da Força Aérea revela que estão em fase de regulação de terrenos e que as poucas unidades que produzem em grande escala são precisamente as fazendas da Força Aérea, no Cunene, Uige e Benguela.
Pelo menos 18 trabalhadores envolvidos no encerramento dos portões foram detidos, tendo dois dos quais sido “severamente torturados” por agentes do SIC, segundo fonte sindical. Efectivos do Serviço de Investigação Criminal terão exigido que os funcionários confessassem que teriam sido orientados por membro da direcção da empresa.
INFRA-ESTRUTURAS. Governo garante estar a negociar com os fornecedores das aeronaves para que se responsabilizem pela manutenção durante o período de garantia enquanto se formam os técnicos angolanos.
IMPOSTOS. Junho registou o maior número de solicitações de reembolso. Foram ao todo 50 pedidos, mais de 18,6 mil milhões de kwanzas, tendo sido pagos 11,5 mil milhões de kwanzas, correspondentes a 41 pedidos, no mês em que estavam cadastrados mais de 14.689 contribuintes no regime geral de tributação do IVA.
João Lourenço revela que já pensou no perfil do seu sucessor depois...