Inquérito. Maior parte da população angolana é excluída financeiramente por não ter acesso a serviços bancários e outros. Mulheres, zonas rurais, idosos e pessoas com menos estudos são os mais afectados. Angola figura ainda na pior posição a nível da SADC.
Mateus Mateus
jornalistaEmpresário e Presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Negócios e Participações (SANEP) defende ser necessário existir “casamento entre as políticas e decisões do governo com os objectivos e metas dos privados”, salientando que as decisões políticas têm afectado e condicionado as intenções de investimentos dos empresários. Justifica o incumprimento no Programa de Privatizações e coloca a variação cambial com um dos maiores desafios na implementação de novos projectos.
O Governo anunciou a preparação de uma nova versão do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI 2.0) que irá estender-se até o ano de 2027, para cobrir as lacunas registadas na primeira versão iniciada em 2019 e que os empresários consideram ter fracassado.
COOPERAÇÃO. Angola assinou acordo com o Brasil para a transmissão de conhecimento e experiência sobre a agricultura familiar. Acordo tem duração de dois anos e terminará com implementação do sistema de agricultura por irrigação no perímetro do Cafu, no Cunene.
Salário mínimo nacional cai para menos de 40 USD
Rendimentos. Até à tarde desta terça-feira, 27, a nota de um dólar, no Banco Nacional de Angola, estava cotada a 814,245 kwanzas, ao passo que o euro estava a ser comercializado a 893,594 kwanzas.
PORQUÊ A FILHA?