Cantina
Mateus Mateus

Mateus Mateus

jornalista

Fundador da Organização Não Governamental Friends of Angola (FoA) manifesta-se preocupado com os níveis de corrupção que persistem. Entende que a campanha iniciada por João Lourenço, em 2017, não vingou por culpa do próprio Presidente que optou em salvaguardar o partido. E aponta o dedo ao palácio presidencial como sendo o principal centro de corrupção dos últimos anos,justificando-se com os milhões que o Presidente concede a empresas, via de adjudicações directas, com as quais alegadamente tem interesses.

Gestor da Academia Angolana de Compliance e Governança Corporativa, Carlos Simões destaca a necessidade de as empresas e instituições públicas angolanas estarem regularmente conformadas. Lamenta que não haja um canal de denúncias nas organizações que deveria contribuir na resolução das más práticas, o que tem levado a que muitos assuntos internos que deveriam ser tratado em privado se tornem públicos e manchem a reputação das instituições. 

Pelo menos 18 trabalhadores envolvidos no encerramento dos portões foram detidos, tendo dois dos quais sido “severamente torturados” por agentes do SIC, segundo fonte sindical. Efectivos do Serviço de Investigação Criminal terão exigido que os funcionários confessassem que teriam sido orientados por membro da direcção da empresa.