Conhece o sector petrolífero por dentro, graças aos mais de 20 anos de experiência, que lhe permitem traçar objectivos como a aposta forte na formação de quadros, investimentos em postos de abastecimento em todo o país e a dedicação às renováveis. Edson dos Santos revela que prevê investir mais de 50 milhões de dólares na produção petrolífera nos próximos cinco anos. Orgulhoso de liderar uma empresa angolana no meio de ‘tubarões’ internacionais, o líder da Somoil elogia o esforço do Governo na criação de condições para a entrada de investidores estrangeiros e afirma não recear a concorrência.
Mateus Mateus
jornalistaRETALHO. Pequenos investidores controlam 43% do mercado, enquanto Sonangol continua a dominar, apesar de possuir menos 55 postos. Zaire passou da quinta para a sétima província com mais postos.
Os gestores dos portos de África estão preocupados com a redução do comércio marítimo causada pela pandemia da covid-19 e pela guerra na Ucrânia, sublinhando que a procura e a oferta estão “de-sencontradas”.
ENERGIA. Atrasos nos pagamentos também condicionaram a conclusão da obra nos prazos inicialmente fixados. Ministro da pasta garante que financiamentos estão todos disponibilizados e não há mais razões de ‘queixa’.
Somoil prevê lucros de 60 milhões de dólares
RESULTADO. Presidente do conselho de administração justifica previsão com o aumento do preço do petróleo e dos níveis de produção da própria empresa para os 18 mil barris dia. Em exclusivo, gestor fala em “melhor ano da empresa” e explica os projectos no plano da transição energética.
OMS alerta que Corredor do Lobito pode provocar riscos “graves” à saúde...