Mateus Mateus

Mateus Mateus

jornalista

A empresa Food Care, especializada em processar e embalar alimentos típicos angolanos como muteta, kizaca, moamba de ginguba, entre outros, prevê exportar para a RDC e para a Europa a partir do início do próximo ano, além de alagar os produtos processados, adicionando o catato, o bagre fumado, o cogumelo fresco congelado, a fumbua e a kissangua.

Contribuições. Existem empresas sem o Número de Identificação Fiscal (NIF) e outras a usarem o mesmo NIF. E, por isso, causam constrangimentos no processo de inserção no programa de cobertura da Protecção Social Obrigatória aos trabalhadores das actividades económicas geradoras de baixos rendimentos. Governo incentiva campanha de regularização dos informais.

O peixe do tipo pescada encontrado no supermercado Alimenta Angola e considerado impróprio para o consumo humano pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), após análises laboratoriais, teve um ano antes o selo de qualidade do Laboratório Nacional de Controlo da Qualidade (Lancoq), de acordo com o certificado consultado pelo Valor Económico.

OFÍCIOS. É considerada das mais antigasprofissões do mundo. E, no país, apesar de muitos acreditarem que está em via de extinção, os sapateiros garantem ser impossível viver-se sem o seu ofício, ao mesmo tempo queclamam por inclusão e por apoios do Estado.

DÍVIDA. Governo garante que vai regressar aos Eurobonds no próximo ano, depois de ter falhado em 2020, face à crise, apesar de o Presidente já ter autorizado a emissão. Economista Precioso Domingos duvida que Angola consiga financiar-se com juros abaixo de dois dígitos.