V E

V E

Banco Nacional de Angola (BNA) investiu 1,6 milhões de dólares na emissão das moedas metálicas comemorativas de 200 kwanzas, que devem entrar em circulação a partir de Abril, em alusão ao 20.º aniversário do 4 de Abril. A produção, já em fase final, está a cargo da empresa russa Goznak.

A Constituição da República de Angola (CRA) é uma das Leis Magnas “com mais direitos fundamentais reconhecidos”, na medida em que remete para o próprio Direito Internacional acordos e tratados de que o país faz parte. Pelo menos esta é a visão do juiz jubilado do Tribunal Constitucional Onofre dos Santos.

 

Qualquer indivíduo ou entidade que defenda, como última causa, a luta pela justiça e pela dignidade do homem pode e deve intervir contra tudo o que represente o sequestro do Estado e a má governação. Independentemente da sua actividade, do espaço geográfico e das circunstâncias históricas, políticas e sociais.

02 Feb. 2022

BATOTAS DE CAMPANHA

O apito soou agora oficialmente no Cuando-Cubango. A campanha eleitoral do MPLA, que, em certa medida, nunca parou, foi lançada na última semana com a apresentação da sua agenda política. Foi um lançamento com estrondo que visou, antes de mais, abalar a concorrência. João Lourenço usou o momento para, enquanto presidente do MPLA, comunicar o aumento do salário mínimo e o ajustamento dos ordenados da função pública. O anúncio posterior da fixação do aumento num limite máximo de 50% deve levar, entretanto, o trovão do Cuando-Cubango a fazer algum ricochete. Dizem os sindicalistas das associações mais expressivas que, na verdade, foram pegos de surpresa. Nas declarações prestadas ao Valor Económico, garantem que o Governo anunciou os aumentos sem fechar as negociações que conduzia com os sindicatos. É como se o Governo lhes tivesse feito uma ultrapassagem pela direita, como se diz por cá na gíria dos automobilistas. Ou, conforme slogan adoptado pelo próprio MPLA, os sindicatos ‘só assustaram já está’. O problema para o poder é que os sindicalistas prometem dar luta e recusam peremptoriamente a oferta de 50%, quando têm na manga uma contraproposta acima dos 360%.