ANGOLA GROWING
Lúcia de Almeida

Lúcia de Almeida

GASTRONOMIA. Encontro junta comidas de vários países africanos e celebra o dia do continente. Objectivo é também promover a cultura de cada país e criar condições para a abertura de restaurantes, em Angola, com comidas típicas.

ESPECTÁCULO. Homenagem numa altura em que o músico está prestes a celebrar 80 anos de idade. Concerto está marcado para sábado (27), no CCB, pelas 20 horas. Músicos chamados a interpretar as suas canções foram escolhidos a dedo e têm Ruy Mingas como influência.

LITERATURA. Com apenas 22 anos, Rosa Soares já tem quatro livros publicados. ?Em entrevista ao VALOR, lamenta que a literatura angolana ainda seja “pouco divulgada” e defende a criação de um programa de apoio financeiro para escritores e a construção de pequenas bibliotecas em todos os bairros do país para promover e tornar a literatura “mais eficaz”. Afirma não conseguir lançar mais obras devido aos “elevados” custos de produção.

ESPECTÁCULO. Lendário grupo de rap angolano SSP prepara-se para regressar ao palco, a 4 de Abril, em Luanda, num concerto que vai marcar 28 anos da carreira bem como os 17 anos de paz nacional. Os pioneiros do rap em Angola prometem fazer um ‘show’ memorável, com o reencontro de gerações e uma verdadeira viagem em várias memórias.

 

POESIA. Lançado na semana passada, em Luanda, o projecto ‘Poeira de Marte’ visa alertar para os perigos do aquecimento global e prestar homenagem a figuras da história contemporânea que serviram a causa do ambiente. Iniciativa é do escritor José Luís Mendonça e prevê que seja mensal.