ANGOLA GROWING
Lúcia de Almeida

Lúcia de Almeida

MÚSICA. Começou a carreira em 2000, tendo participado pela 1.ª vez no concurso de televisão ‘Estrelas ao Palco’ e ficado entre os 12 finalistas. Este ano, conquistou o 3.º lugar do ‘Top dos Mais Queridos’, com a música ‘Juro Por Tudo’. Soma sucessos e é um dos músicos mais destacados. Matias Damásio prepara-se para lançar o 6.º álbum intitulado ‘Augusta’, que homenageia a avó.

 

TEATRO. Foi convidada pelo grupo teatral Cia-Dadaísmo para produzir a peça ‘Sexo Farmacêutico’ a ser apresentada de 26 a 30 de Setembro, na Casa das Artes, em Talatona, Luanda. A actriz, apresentadora e agora produtora de teatro Sophia Buco agarrou a oportunidade e promete dar ao público um espectáculo “diferente, com valor e com a qualidade que todos merecem”.

 

 

Aos 71 anos, Kapela Paulo inaugurou mais uma exposição intitulada ‘O Regresso a Poto-Poto’. A mostra resulta de uma visita de estudo que o artista fez em Brazzaville. A decorrer no Espaço Luanda Arte (ELA), comporta 28 peças de diferentes técnicas, avaliadas entre os 50 e 150 mil kwanzas.

0743de3e3 b9ff 4585 9510 0f924dfb9cc1

São 28 quadros em técnicas de serigrafia artesanal sobre papel fabriano, pintura e caneta sobre cartão e cartolina que compõem a exposição do artista plástico angolano Kapela Paulo, inaugurada a 31 de Agosto.

O conjunto de peças é o resultado de uma residência artística realizada na galeria que acolhe a mostra, bem como fruto de uma visita de estudo que Kapela efectuou a Brazzaville, na República do Congo. Kapela regressou à escola onde se formou nos anos 1960 (Poto-Poto). Para o artista, a viagem tornou-se um retorno às origens, o que o levou a homenagear o ‘seu’ Poto-Poto, onde aprendeu técnicas de pintura.

Nesta exposição, o artista recria e revisita a tradição e história nos seus quadros, combinando narrativas reais e surreais, utopias e pesadelos de vivências e das memórias. Patente até 23 de Outubro, no ELA, a exposição pode ser visitada por marcação através do número 921 583 317.

Recentemente, Kapela Paulo foi homenageado por se dedicar às artes há mais de 20 anos, com uma exposição colectiva, denominada ‘Pai Grande Nosso, Tu és’. A exposição juntou 15 quadros, de autoria de 13 artistas plásticos nacionais. Participou de 7 a 9 deste mês na Feira de Arte ‘FNB Joburg Art Fair’, na África do Sul, com mais três artistas angolanos; António Ole, Francisco Van e Jone Ferreira.

‘Mestre’ Kapela

Nasceu no Uíge (Maquela do Zombo) em 1947. Vive e trabalha em Luanda. Autodidacta, começou a pintar em 1960 na escola Poto-Poto, em Brazzaville, República do Congo. Expõe internacionalmente desde 1995, tendo participado em exposições no Reino Unido, França, Japão, Portugal entre outros países.

Em 2003, venceu o prémio CICIBA (Centro Internacional de Civilizações Bantu), em Brazzaville. Em 2007, participou na mostra ‘Check List Luanda Pop’ na 52.ª Bienal de Veneza, Itália. E, em 2009, integrou a 2.ª Trienal de Luanda e fez parte da exposição colectiva ‘Luanda Smoth and Rave’, França. Em 2013, a sua obra esteve exposta na exposição colectiva ‘No Fly Zone’, no Museu Colecção Berardo, Portugal.

ENCONTRO. Cerca de 18 milhões de kwanzas foi o valor investido para a realização da 5.ª edição do TEDxLuanda, marcado para este sábado (21), na Academia BAI em Luanda. A conferência prevê reunir cerca de mil jovens e 16 oradores entre nacionais e estrageiros.

thumbnail Natacha Mendes 9

Dezasseis palestras vão compor o painel da 5.ª edição do TEDxLuanda, marcado para 21 deste mês (sábado), na Academia BAI, em Luanda, a partir das 9 horas. A iniciativa é do colectivo cultural ‘Pés Descalços’, plataforma que desenvolve projectos socioculturais sem fins lucrativos, com curadoria do artista plástico Januário Jano.

Com o tema central ‘Vanguardistas Somos’, a organização investiu cerca de 18 milhões de kwanzas e prevê a participação de mil jovens. De acordo com Natacha Mendes, coordenadora de produção, a intenção é de que os envolvidos “se dispam dos preconceitos e dos cânones popularizados e celebrem os reais valores agregados à identidade sociocultural.

Sem fins lucrativos, a TED é um evento voltado para as ideias que “merecem” ser partilhadas. O financiamento vem de doadores que dedicam tempo e recursos para que o evento se torne realidade, assim como de empresas privadas que optam por investir em “conhecimento e crescimento do homem e das comunidades em que estão inseridas”, reconhece Natacha Mendes.

A responsável explica que o TEDxLuanda tem como foco principal debater os problemas e soluções ligados à realidade angolana.

A 21 de Julho, a ideia é ter um dia preenchido com palestras, dinâmicas e participantes que acrescentem valor ao acontecimento.

Com uma equipa formada de oito colaboradores e mais de 20 voluntários, a organização do TEDxLuanda espera continuar a inspirar jovens angolanos e do mundo, apresentar algumas soluções para alguns problemas do país, criar sinergias, oportunidades de diálogos, descoberta e incentivar parcerias.

Oradores nacionais e estrangeiros

Para esta 5.ª edição, a conferência terá um total de 16 oradores, sendo 13 de Angola, uma alemã, uma francesa e um português, que actuam em diferentes áreas profissionais local e internacionalmente. Compõem o leque de oradores:

Adriano Mixinge – Historiador, curador e crítico de arte

Akiules Neto – Físico, pesquisador e transformador de Ideias

Alexandra Gonçalves – Advogada, blogger e produtora de cinema

Alexandra Loras – Activista e incentivadora de sonhos

Alexandre Francisco ‘Biru’ – Rapper, poeta, ‘beatmaker’ e artista multimédia

Anabela Marcos – Psicóloga e mentora

Cabuenha Moniz – Instrutor de capoeira, mentor e activista social

Cláudio Silva – Viajante, escritor e ‘gourmet’

Erickson Mvezi – ‘Team builder’, engenheiro mecânico e activista social

Ingrid Fortez – Artista multidisciplinar, educadora e agitadora cultural

João Barbosa – Mentor e criador de ‘startups’

Júlio Leitão – Artista e coreógrafo

Mallence Bart-Williams – Activista social, escritor, realizador de cinema

Saydi Neto – Economista, poeta e filantropo

Sara Lopes – Professora de yoga integral

Valeriana Chikoti-Bandua – Activista social

Conferência internacional

O TEDxLuanda é uma conferência organizada sob orientação da organização TED (Technology, Entertainment and Design). ‘X’ é o símbolo para um evento organizado de forma independente. É um programa que reúne alguns pensadores nacionais e estrangeiros em diversas áreas de conhecimento desde a arte, tecnologia, ciência, negócios para partilhar experiências.

O primeiro evento TEDxLuanda teve lugar a 24 de Maio de 2012, o 2.ª aconteceu a 25 de Maio de 2013, a 3.ª, a 14 de junho, na Baía de Luanda, sendo que a 4.ª edição se realizou a 16 de Julho, na Academia BAI, também em Luanda.