ANGOLA GROWING
Lúcia de Almeida

Lúcia de Almeida

PREJUÍZO. Unidade fabril localizada no Kikuxi, em Luanda, emprega mais de 3.800 funcionários.

Prejuízos do incêndio ainda não foram avaliados.

Um incêndio de grandes proporções consumiu na totalidade ontem (quinta-feira), o centro de logística Refriango, localizada no Kikuxi, em Luanda. O incêndio, cujos prejuízos ainda não foram calculados, foi extinto por volta das três horas da madrugada desta sexta-feira (28), e contou com a participação de 70 efectivos do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB) de Viana.

Segundo o porta-voz do SNPCB, Faustino Sebastião, o incêndio destruiu mais de um hectare em naves, quantidades indetermináveis de água mineral, sumos, néctar e cerveja.

A comissão do SNPCB continua, até ao momento, a trabalhar para se determinarem quais foram as causas do incidente. O complexo industrial da Refriango compreende 42 hectares dotados de tecnologia de ponta e produz mais de 150 produtos, entre refrigerantes sumos, néctares e águas. A fábrica emprega mais de 3.800 trabalhadores.

MÚSICA. No mundo empresarial, é sobejamente conhecido como Manuel Gonçalves, o gestor e presidente da maior empresa de seguros de Angola, ENSA. Mas o empresário tem uma outra faceta: é músico. E autor de grandes sucessos como ‘Meninos de Rua’ e ‘Luanda, meu semba’. Pela primeira vez, Né Gonçalves aceitou abrir as portas aos jornais Valor e Nova Gazeta para esse lado artístico que lhe dá “equílibrio”.

ARTES CÉNICAS. Com mais de 15 filmes realizados, Jorge António revela “não ser fácil filmar em Angola”, pela “falta de estruturas profissionais e competentes”. A crise agravou as dificuldades. Apesar disso, prepara-se para estrear a ‘A Ilha dos Cães’, mas o realizador continua a defender que o Estado tem obrigação de apoiar o cinema.

ENTREVISTA. Com mais de 25 anos de carreira, Manuel Teixeira entende que o teatro angolano cresce em “quantidade” e “qualidade”, mas lamenta o “pouco” investimento dos empresários. O actor, conhecido por ‘Avô Ngola’ devido à personagem que interpretou na década de 1990 e integrante do grupo Julu, lamenta não haver salas específicas de exibição das artes cénicas.

ENTREVISTA. Além de ser o rosto dos programas da TV Zimbo ‘Sexto Sentido’ e ‘Show da Zimbo’, é estilista de renome e directora da Academia ‘Arte e Fashion’. Natural da Lunda-Norte e licenciada em Relações Internacionais e em Recursos Humanos, conta com 26 anos de carreira. Na sua colecção, há mais de 15 troféus nacionais e internacionais.