Duramente crítico das opções do Governo, Jorge Baptista considera “aterrorizante” o actual ambiente económico, classificando-o como “dos piores em África”. Pessimista, entende que os empresários só sobrevivem pela resiliência e chama a atenção para o número de empresas que fecham todos os dias. Por isso, entende que o Executivo usa políticas para “piorar a vida”. Líder da Associação dos Empreendedores de Angola defende a criação de um observatório nacional que acompanhe as políticas e manifesta-se a favor de uma amnistia aos crimes económicos, mas apenas “se for para beneficiar o Estado e o país”.
Isabel Dinis
Liquidação da Frescangol na fase final
Oito instituições devedoras e credoras da extinta empresa pública Frescangol, que tinha como principal actividade a aquisição, tratamento, distribuição grossista de carne, frangos e ovos, frutas legumes foram convocadas para negociarem com o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (Igape). As empresas convocadas têm um mês para contactarem o Igape, que é a entidade liquidatária.
O Governo está a estudar a viabilidade da construção da refinaria do Soyo, Zaire, projecto cuja primeira pedra foi lançada em 2015 e que as obras foram suspensas na administração da empresária, Isabel dos Santos, na Sonangol.
MERCADOS. Matadouro deixou de funcionar por alegado incumprimento de promessas governamentais para repovoar a zona de animais. Empresa gestora mostra-se disponível apenas para fazer parcerias com futuros donos.
Angola quer enviar bebidas alcoólicas para os EUA
EXPORTAÇÃO. Produtos podem chegar ao mercado norte-americano em poucos meses, ao abrigo do AGOA. Mas a líder da USACC recomenda “paciência e rigor”. Há anos que Angola apenas envia petróleo e café para os EUA.
BCI fica com edifício do Big One por ordem do Tribunal de...