Isabel Dinis

Isabel Dinis

RELATÓRIO. Presença sindical é mais baixa nas empresas chinesas. Mas conflitos laborais e greves não diferem pela origem das empresas. Chineses também contratam menos angolanos, mas a tendência tem mudado nos últimos 10 anos.

Duramente crítico das opções do Governo, Jorge Baptista considera “aterrorizante” o actual ambiente económico, classificando-o como “dos piores em África”. Pessimista, entende que os empresários só sobrevivem pela resiliência e chama a atenção para o número de empresas que fecham todos os dias. Por isso, entende que o Executivo usa políticas para “piorar a vida”. Líder da Associação dos Empreendedores de Angola defende a criação de um observatório nacional que acompanhe as políticas e manifesta-se a favor de uma amnistia aos crimes económicos, mas apenas “se for para beneficiar o Estado e o país”.

Oito instituições devedoras e credoras da extinta empresa pública Frescangol, que tinha como principal actividade a aquisição, tratamento, distribuição grossista de carne, frangos e ovos, frutas legumes foram convocadas para negociarem com o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (Igape). As empresas convocadas têm um mês para contactarem o Igape, que é a entidade liquidatária.