Isabel Dinis

Isabel Dinis

COMÉRCIO. Cadeia de supermercados é gerida pelo mesmo grupo que detém Kero desde Janeiro de 2016. Contrato assinado isentava pagamentos ao Estado. Autoridades estão a diagnosticar várias infra-estruturas em conflito e a registar outras.

 

Defende o cadastramento das terras agrícolas para que sejam melhor aproveitadas pelos camponeses, que devem ter uma garantia de acesso ao crédito bancário. Albano Lussati, presidente da Confederação das associações de cooperativas agro-pecuárias (Unaca), insiste no papel das ‘escolas do campo’ para ensinar as melhores técnicas de cultivo para a obtenção de boas safras, mas admite que uma produção de escala que seja competitiva só pode acontecer com uma séria aposta na investigação científica para evitar a importação de sementes melhoradas e equipamentos.

 

AGRONEGÓCIO. Ministério previa adquirir animais no exterior para repovoar a região norte, permitindo o uso do Matadouro da Camabatela. Projecto custou mais de 13 milhões de dólares e está quase ao abandono. Entidade gestora entende que, sem animais, nada pode ser feito.

 

Lello Francisco, antigo chefe de Departamento de Análises e Avaliação de Projectos da extinta Unidade Técnica de Investimento Privado (UTIP), afirmou, na semana passada, ter havido “alguma falta de prudência” da parte da instituição, na avaliação dos investidores tailandeses alegadamente detentores dos 50 mil milhões de dólares usados como isco para burlar o Estado. “A UTIP devia, previamente, avaliar a idoneidade dos investidores antes de dar qualquer passo”, afirmou Lello Francisco, durante a sessão de audição de declarantes pela Câmara Criminal do Tribunal Supremo, no julgamento do caso ‘Burla Tailandesa’.