MERCADO CAMBIAL. Estratégia do BNA que coloca bancos a vender divisas às casas de câmbio está a ser contestada. Operadores qualificam o modelo como “muito defraudado” e gerador de “concorrência desequilibrada”. Apesar disto, há um balanço positivo do primeiro trimestre de 2019.
Nelson Rodrigues
BIR sai de três anos de prejuízos
RESULTADOS. Banco sediado em Malanje declarou primeiros resultados líquidos positivos quatro anos depois de ser inaugurado. Salto acima de 200% nas margens financeiras ajudou nos proveitos da entidade que acumulava perdas em três anos consecutivos.
SERVIÇO. Dois bancos do ‘top five’ são os que mais cobram nas comissões em anuidades de cartões Visa. Valor é duas vezes superior ao salário mínimo nacional. BFA e BIC definem entre 21,5 mil kwanzas e valor equivalente a 100 dólares, respectivamente.
CRÉDITO. Banco central determina novas condições para o crédito que impede a banca de condicionar empréstimos à contratação de outros produtos ou serviços bancários. E volta a proibir crédito com capital indexado à moeda estrangeira.
Bancos obrigados a colocar 2% do activo para crédito
AVISO. Regulador impõe que bancos concedam, já este ano, empréstimos correspondentes ao mínimo de 2% do total do activo inscrito no balanço de 2018. Iniciativa é justificada com a necessidade de promoção do crédito para a diversificação da economia. Desembolso será dedutível do valor das reservas obrigatórias.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública