Sem Autor

Sem Autor

A Argentina anunciou nesta terça-feira (8) que solicitou a ajuda financeira do Fundo Monetário Internacional (FMI) para enfrentar a grave turbulência que se regista no mercado interno, uma solicitação que mereceu 'luz verde' daquela instituição financeira internacional, tendo a sua directora, Christine Lagarde, afirmado que as negociações terão início "em breve".

56531c43211ea 520x346 macri 1

"De forma preventiva, decidi iniciar diálogos com o FMI para que nos conceda uma linha de apoio financeiro", anunciou o presidente Mauricio Macri, após a moeda local, o peso, ter caído nesta terça mais de 4% em relação ao dólar na abertura dos mercados. O subsecretário de Assuntos Internacionais do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, David Malpass, descartou a iminência de uma crise num mercado emergente.

No último mês, a depreciação foi de mais de 10%, apesar de o Banco Central ter vendido 8 mil milhões de dólares das suas reservas e elevado a taxa de juros a 40%. "Estamos a fazer recurso ao único caminho possível para sair da estagnação, procurando evitar uma grande crise económica que nos faria retroceder e prejudicaria a todos", acrescentou.

A companhia aérea angolana TAAG prevê adquirir, em 2021, duas aeronaves do tipo ‘Wide Body’, para o crescimento internacional da transportadora, bem como aumentar as frequências e retomar os voos para a China e Londres.

taag avioes

A frota B737 existente continuará nos próximos cinco anos, uma vez que as principais operações de revisão e de trem de aterragem foram concluídas, de acordo com o presidente do conselho de administração da TAAG, José Kivíngua.

O responsável, que apresentou o plano estratégico da companhia para o período 2018/2022, no seminário metodológico do Ministério dos Transportes, referiu que a não disponibilidade da aeronave Narrow Body até 2023, por parte da linha de produção da Boeing, impulsionará o uso das mesmas. O responsável fez saber ainda que serão retiradas de operação os B777-200 com a introdução do Wide Body.

O plano de frota para 2018, conta com cinco Boeings 737-700, igual número de B777-300EU e três B777-200ER, perfazendo um total de 13. Para 2019, o número passará para 15, com a aquisição das duas aeronaves Narrow Body Jet. Com a aquisição das duas Wide Body, o plano de frota contará com 16 aviões em operação.

O ministro da Defesa Nacional de Portugal, Azeredo Lopes, visita Angola na próxima semana, no âmbito dos programas de cooperação militar entre os dois países, estando previsto um encontro com o seu homólogo, Salviano Sequeira.

azaredo lopes

A deslocação de Azeredo Lopes, tem o início previsto para 14 próximo e deverá prolongar-se por cinco ou seis dias. O go-vernante português deverá conhecer todos os programas de cooperação militar entre os dois países.

O Ministério da Agricultura e Florestas participa a partir de hoje (terça-feira), em Tel Aviv (Israel), na ‘Agritech Israel 2018’, uma das exposições mais importantes do mundo no campo das tecnologias agrícolas.

israel

A delegação angolana na Agritech é chefiada pelo secretário de Estado da Agricultura para o Sector Empresarial Agrícola, Carlos Alberto Jaime. A Agritech Israel 2018, a 20.ª Conferência Internacional de Tecnologia Agrícola, é uma exposição de sucesso sobre tecnologias e inovações agrícolas, de acordo com uma nota de imprensa da embaixada de Angola em TEL AVIV, a exposição, que decorrerá até a próxima quinta-feira sob o tema ‘Agricultura em Regiões Áridas e Semi-Áridas’, deve concentrar as atenções nos desafios e soluções que essas regiões enfrentam em todo o mundo.

O evento, a ter lugar no Centro de Convenções e Feiras de Israel, em Tel Aviv, vai destacar também os esforços e conquistas dos formuladores de políticas, cientistas, indústrias, organizações, agricultores, empresas de projectos e banqueiros, para superar as barreiras do deserto e os limites agrícolas, bem como expandir as fontes de alimentos.

O Conselho das Associações Empresariais de Angola e a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) comprometeram-se hoje (8) em Maputo, Moçambique com a promoção de parcerias entre empresários dos dois países na agricultura, florestas, turismo e infra-estruturas.

CTAFRANCA

O vice-presidente da CTA, Castigo Nhamane, disse num encontro com a contraparte angolana que os dois países dispõem de um enorme potencial que abre excelentes perspectivas para parcerias empresariais. "Esperamos fazer uma troca de experiências e partilha de informações para que tenhamos maior interação no ambiente de negócios nos dois países", afirmou Castigo Nhamane.

Por seu turno, o presidente do Conselho das Associações Empresariais de Angola, João Gomes, defendeu a necessidade de Angola e Moçambique aproveitarem os laços históricos para dinamizarem a cooperação empresarial e económica. "Esta é uma oportunidade que a CTA de Moçambique nos dá para trocarmos experiências e encontrarmos sinergias para melhorar o ambiente de negócio entre Angola e Moçambique", declarou João Gomes.

O encontro entre a CTA e o Conselho das Associações Empresariais de Angola realiza-se no contexto da 1.ª Conferência Económica do Mercado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre quarta e quinta-feira em Maputo.