Sem Autor

Sem Autor

Um total de 1.031 automóveis foram incendiados em França na passagem de ano, mais 100 do que há um ano, quando foram queimados 935 veículos, revelou hoje (2) o ministro do Interior, Gérard Collomb, citado pela Lusa.

Carros Queimados França

Num comunicado divulgado pelo seu ministério, Collomb sublinha que o número de automóveis queimados, que se tornou num clássico em cada Ano Novo no país, é inferior ao registado em 2012 (1.193) e 2013 (1.067).

Na mesma noite, 510 pessoas foram detidas por distúrbios ocorridos durante as celebrações da entrada do novo ano em França, o que representa um ligeiro aumento face às 454 detenções registadas na passagem de ano de 2016 para 2017, segundo o governante. Oito polícias ficaram feridos durante as operações.

O exército do Afeganistão destruiu, nesta segunda-feira (1), quatro fábricas de narcóticos, pertencentes aos talibãs, durante a operação aérea e terrestre na província de Badakshlan.

4bn4a029d30b09zbfi 440C247

Citado pela agência Efe, o porta-voz do Corpo 209 Shaheen (responsável pelo norte do país), Nasratullah Jamshidi, disse que a ofensiva começou no Domingo à noite no distrito de Argo, onde quatro fábricas de narcóticos foram completamente destruídas.

"As quatro fábricas de narcóticos foram destruídas e queimadas, eliminando também dezenas de quilos de droga nas aldeias de Khwaja Moli e Dughak, no distrito de Argo. Nos próximos dias, esperamos descobrir e destruir mais laboratórios", sublinhou.

De acordo com os dados das forças americanas, os talibãs ganham, anualmente, cerca de 200 milhões de dólares com a venda de droga.

Angola concorre nos próximos dias, em Addis Abeba, a membro do Conselho de Paz e Segurança da União Africana durante a 29.ª Sessão Ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana.

03d0cb071 203b 4c69 9967 a3a659c8d72e

A candidatura de Angola é apoiada pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). Angola preside ao órgão de Defesa e Segurança da referida comunidade regional. O Presidente da República, João Lourenço, discursa pela primeira vez como Chefe do Estado na cimeira da organização, desde que foi eleito a 23 de Agosto do ano passado.

O Conselho de Paz e Segurança da organização é um órgão permanente para a prevenção, gestão e resolução de conflitos. É um mecanismo principal da União Africana para a promoção da paz, segurança e estabilidade em África.

A diplomacia angolana concorre a membro do Conselho de Paz e Segurança, depois de ter visto eleita, no ano passado, ao posto de comissária para Agricultura a diplomata Josefa Sacko.

O Governo garantiu ontem (28) que já foi retomado o contacto com o primeiro satélite angolano, Angosat-1, lançado na terça-feira (26) em órbita, no Cazaquistão. As autoridades nacionais asseguraram também que prosseguem os trabalhos de conformação e verificação de qualidade dos serviços.

ANGOSAT1 lancamento 900px

A reacção surge na sequência de notícias avançadas, quarta-feira (27), um dia após o lançamento, por vários órgãos de comunicação social, dando conta de que a Rússia havia perdido contacto com o Angosat-1. "As nossas equipas angolanas e russas que estão envolvidas no processo. Estão a trabalhar arduamente e é com alguma satisfação que anunciamos que o satélite voltou a estar em comunicação com a estação de Baikonur", disse o secretário de Estado para as Tecnologias de Informação, Manuel Homem.

O governante admitiu que houve sim "um problema de comunicação, que ocorreu durante o processo de abertura dos painéis em órbita", mas "o que de facto interessava informar é que o Angosat está em órbita". "É importante que possamos perceber que o Angosat é um satélite, que, enquanto infraestrutura, vai para um ambiente novo e é normal que pudesse ocorrer alguma situação anormal de adaptação ao ambiente”, referiu.

De acordo com Manuel Homem, os técnicos continuam a trabalhar para identificar que razões levaram a essa interrupção das comunicações, apesar de que esta "é uma situação que se prevê não voltar a acontecer", embora salvaguardando que “é sempre imprevisível”.

O secretário de Estado para as Tecnologias de Informação considerou o processo crítico, numa altura em que os técnicos estão bastante empenhados, de maneira que se possa garantir que os serviços se restabeleçam, com a qualidade para o qual foi desenhado o Angosat. "Angola tem um Centro de Controlo e Emissão de satélites e neste momento, a partir de Luanda, há contacto com o Angosat", assegurou o governante.

Manuel Homem disse que a mesma informação oficial sobre o restabelecimento da comunicação oficial com o Angosat deverá ser igualmente divulgada pela agência espacial russa, Roscosmos, através do seu site de internet. "É uma informação partilhada com as equipas técnicas e Angola está neste caso a anunciar aquilo que é a nossa parte enquanto responsabilidade do projecto", disse.

O presidente do Tribunal de Contas (TC), Julião António, passa a jubilado, depois de 17 anos a frente dos destinos deste órgão supremo de fiscalização da legalidade das finanças públicas.

02e8120e0 e7e5 4206 b9ba 10488524aeb3 r NjQweDM0Mw

A jubilação terá efeitos a partir da data que o novo presidente do Tribunal de Contas, a ser nomeado pelo Presidente da República, tomar posse.

Julião António realçou que a lei da vida e a dinâmica dos processos permite que haja renovação das pessoas, para quem o mais importante é que as instituições permaneçam como agregado do esforço de todos e do legado em que todos se podem rever.

O juiz conselheiro disse estar orgulhoso por deixar uma instituição em pleno funcionamento, estando a exercer todas as competências previstas na Lei nº 13/10, de 09 de Julho - Lei Orgânica e do Processo do Tribunal de Contas.

A lei refere-se aos exercícios da fiscalização prévia e sucessiva, através de auditorias, inquéritos, apreciação de prestação de contas, a efectivação das responsabilidades financeiras e a emissão do parecer à Conta Geral do Estado, instrumento de que se serve a Assembleia Nacional, no âmbito da fiscalização política.