ANGOLA GROWING
Valor Económico

Valor Económico

PEQUENOS NEGÓCIOS. Cresce o número de pasteleiros informais. Cada vez mais com inovações e ambições. ‘Morre’ o hábito de fazer bolos em casa e recorre-se às pasteleiras, que cobram um preços modestos dependendo do bairro. O negócio é rentável, garante quem vive dele.

ECOLOGIA. O lixo constitui um dos maiores desafios de Angola e de muitos países. Mas o especialista Eugénio Soares aponta caminhos para o seu tratamento e garante que por detrás dos resíduos sólidos estão recursos que podem dar bons lucros.

Entrevista. Começou a escrever aos 11 anos poemas soltos, influenciada pelo mundo mágico dos livros infantis. Hoje, com mais de 20 anos de carreira, na escrita e na música, Kamguimbo Ananáz dá conselhos. Pretende lançar um CD acústico de trovas, mas a falta de patrocínios faz repensar. Acredita que um escritor tem de ter vivência e convivência para se orientar melhor.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Directores nacionais deixam de usufruir do direito a veículos de uso pessoal. A medida tomada pelo Governo visa uma “maior racionalização” das despesas públicas. Com a entrada em vigor da Lei do Património Público, o Estado passa a poupar, anualmente, cerca de nove mil milhões de kwanzas.

TRIBUTAÇÃO. A contribuição média das receitas tributárias do sector não petrolífero, entre 2011 e 2015, continua muito próxima dos números anteriores à reforma. Em termos percentuais, a evolução saiu dos 22 para os 24%, por isso, há agentes económicos que propõem caminhos alternativos ao Governo.