ANGOLA GROWING
Amélia Santos

Amélia Santos

ARTESANATO: Fazer peças a mão é profissão informal, mas não ilegal. É das artes milenares que sustentam famílias e que geram empregos. Mas é muito irregular. Em princípio, só têm pagamentos mensais aos mercados para poder expor. Não há créditos por ser de risco. Mesmo assim, artesãos não desistem.

MOBILIÁRIO. Mercado de design de interiores começa a ser mais valorizado. Entre decoradores que fornecem mobílias, estão artistas plásticos que embelezam espaços, como residências, creches e hospitais.

MÚSICA. Vui Vui é o primeiro rosto angolano a representar a marca francesa de cognacs ‘Rémy Martin’, em Angola, por um ano. Fundador do grupo de rap Kalibrados, prepara-se para lançar o terceiro álbum, em Dezembro. A música, produção musical, rádio, televisão, palestras e a escrita fazem parte dos seus desafios e paixões.

MÚSICA. Sandra Cordeiro é das vozes angolanas mais conhecidas do ‘worldmusic’, Até já foi considerada uma das melhores vozes de África, num festival de jazz. Tem dois álbuns e prepara terceiro. Acredita que falta de bons instrumentistas está na ausência de escolas e conservatórios de música.

ESTÉTICA. Maquilhadora pode arrecadar, por mês, cerca 200 mil kwanzas Formação para área ronda entre 50 e 90 mil kwanzas, durante 3 a 5 dias. Muitos jovens optam pela informalidade para aumentar renda, ou melhorar nível de vida. Empréstimos são mais solicitados a familiares do que a bancos, para evitar juros.