Sem Autor

Sem Autor

O Presidente da República, João Lourenço, exonerou hoje (23) José Marcos Barrica do cargo de embaixador da República de Angola em Portugal, não tendo avançado oficialmente qualquer nome para o suceder.

Marcos Barrica

A informação consta de uma nota da Casa Civil do Presidente da República, indicando apenas que José Marcos Barrica "havia sido nomeado para as funções que agora cessam em Abril de 2009".

Angola vai participar de 8 a 10 de Maio, em Telavive Israel na 20.ª Exposição e Congresso Agrícola Internacional, denominada ‘Agritech Israel 2018’, que vai apresentar as mais recentes inovações no domínio agrícola.

20180418090233israel

Fruto de uma estratégia inovadora na agricultura israelita, a Agritech é um dos eventos profissionais agrícolas mais importantes, atraindo dezenas de milhares de visitantes do mundo todo, segundo os seus organizadores, que esperam juntar, além de expositores, visitantes e participantes ao congresso profissional, que será completada com várias visitas de campo.

O congresso profissional estará completamente focado nos desafios relacionados à agricultura nas regiões desérticas e acções de capacitação para uma exploração eficaz das unidades agrícolas nessas áreas, num momento em que a questão do aquecimento global, as mudanças climáticas, os fenómenos meteorológicos extremos, falta de água e a desertificação trazem novos desafios que exigem extensa pesquisa para soluções a longo prazo.

O secretário de Estado para a Agricultura e Florestas, Carlos Alberto Jaime encorajou os empresários a participarem activamente na “Agritech Israel 2018”, por se tratar de uma exposição de grande monta para a troca de experiências entre vários países.

A ‘Agritech Israel 2018’ é uma exposição profissional internacional que agrupa fabricantes, pesquisadores, investidores, académicos, compradores e decisores que representam interesses nacionais e internacionais.

O Ministério do Ordenamento do Território e Habitação vai entregar ao Governo de Luanda, lotes de terrenos infra-estruturados e loteamento de terras para fazer face ao ‘deficit’ habitacional que se verifica na capital do país.

b0a66ebcda275dec88daa1ad0a1f3722

A informação foi dada ontem, em Luanda, pela ministra do Ordenamento do Território e Habitação, Ana Paula de Carvalho, durante um encontro com o governador de Luanda, que serviu para analisar a ocupação ilegal de terrenos na capital.

Ana Paula de Carvalho fez saber que os terrenos infra-estruturados e loteados estão localizados nos municípios de Icolo e Bengo e da Quissama. A ministra informou, também, que existem alguns projectos habitacionais que, igualmente, vão ser entregues ao Governo da Província de Luanda.

Miguel Díaz-Canel, de 58 anos, foi o eleito pelos 605 deputados cubanos para suceder Raúl Castro, na presidência de Cuba. A escolha decorreu na sessão constitutiva da IX Legislatura da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba, um dia antes do previsto.

Miguel Diaz Canel Castro Archivo EFE LRZIMA20180418 0052 3

Formado em Engenharia Electrónica, ex-professor universitário, Miguel Díaz-Canel pertence à geração que já nasceu após a revolução de 1959. Casado duas vezes, com dois filhos. É membro do Partido Comunista de Cuba desde 1993 e, desde Fevereiro 2013, vice-presidente cubano. Desde então que é considerado como o mais óbvio sucessor de Raúl Castro.

Natural de Falcón, em Placetas, na província de Villa Clara, foi aí secretário do Partido Comunista entre 1994 e 2003. Ganhou fama de político de mente aberta pelo seu apoio a um centro cultural frequentado por travestis e pelo seu gosto pela música rock: é um grande fã dos Beatles.

Em 2003 foi enviado para a província de Holguín como secretário do partido e, seis anos mais tarde, foi chamado a Havana por Raúl Castro. Foi ministro da Educação, primeiro, e vice-presidente em seguida.

A companhia americana TSG Global Holdings tem disponível 200 milhões de dólares para investimento directo no sector industrial em Angola, disse nessa quarta-feira (18), no Porto Amboim, no Kwanza-Sul, o presidente do conselho de administração, Rubar Sandi.

092ea58c0 2cf1 4119 be1a a5b7a48a837e

“Estamos prontos para iniciar com os investimentos no sector alimentar e de higiene e estamos satisfeitos com as condições existentes no futuro Pólo Industrial do Porto Amboim, tendo em vista a disponibilidade de energia eléctrica, mar e rio bem como a sua proximidade com Luanda e Benguela,” disse.

O empresário, que além de americanos, fez-se acompanhar de investidores moçambicanos que pretendem, igualmente investir no sector agrícola, têxtil e outros por se explorar, avançou que “pretendem recrutar mão de obra local bem como substituir as importações.”