CARREIRA. Angel Rich desenvolveu um aplicativo, baptizado de Credit Stacker, que ensina a elaborar orçamentos, economizar, investir e fazer transacções bancárias. Tecnologia está espalhada em 40 países e já há quem defenda que pode ser tão popular quanto o xadrez.
Tal como Steve Jobs revolucionou a indústria dos computadores, a empreendedora Angel Rich propõe-se a revolucionar a educação financeira e nivelar a realidade entre aqueles que possuem dinheiro e os que não possuem. Para atingir este desiderato, a Angel Rich desenvolveu um aplicativo, baptizado de Credit Stacker, que, segundo os usuários, é divertido, atraente e fácil de usar. Por meio de técnicas de jogos, os módulos do Credit Stacker ensinam a elaborar orçamentos, economizar, investir, gerir créditos, fazer transacções bancárias, simular e analisar financiamentos de carros e imóveis, calcular impostos, empreender, entre outras funções. É útil para planear o futuro financeiro – desde o berço até a aposentadoria.
Num recente artigo sobre a empreendedora, a revista Forbes assinala que Angel Rich está disponível, por via deste aplicativo, de forma gratuita, em 40 países, com versões traduzidas em quatro idiomas diferentes. Entretanto, as despesas para a expansão do aplicativo pelo mundo têm sido garantidas por distintas agências governamentais e publicitários que pagam pela tecnologia. De acordo com a Forbes, o Credit Stacker já foi testado por usuários de quatro a 80 anos.
Especialistas em jogos acreditam, depois de algumas avaliações, que a tecnologia acabará por ser tão popular quanto o xadrez, prevendo-se que venha a ser jogado por gerações.
CREDENCIAIS VENCEDORAS
Já as credenciais de Angel mostram que é uma vencedora, conforme assinala a Forbes. Enquanto estava na faculdade, ganhou um desafio promovido pela gigante de investimentos Goldman Sachs pelo desenvolvimento de um algoritmo que resultou num ganho líquido na carteira de 2% quando o mercado entrou em declínio em 2008.
A empreendedora venceu também uma competição da Prudential National Case pela sua planificação de marketing para alcançar millennials. Como resultado da vitória, ganhou a vaga que queria na companhia seguradora: analista de pesquisa de mercado internacional.
Angel começou a pensar no Credit Stacker em 2009, mas não deixou o seu trabalho até 2012. Gerou 6 mil milhões de dólares em receitas para a Prudential e recebeu um bónus abaixo do esperado (30 mil dólares) e uma oferta de um MBA na Wharton. Ela decidiu, então, despedir-se. Em 2013, a empreendedora lançou a The Wealth Factory Inc., uma empresa sediada em Washington, especializada em educação financeira e mão-de-obra para desenvolvimento de jogos tecnológicos também baseados em educação. A empresa e o produto desenvolvido por Angel ganharam inúmeros prémios.
Entre eles, destacam-se o título de melhor produto de educação financeira dos Estados Unidos, concedido por Michelle Obama na Casa Branca; o melhor jogo de aprendizado do país, segundo o Departamento de Educação; 10 mil dólares do JPMorgan Chase por ser considerado a melhor solução do mundo para redução da pobreza; 10 mil dólares do Industrial Bank; e outros 10 mil dólares pela victória na 43.ª competição entre empresas do People Choice.
Ao mesmo tempo, Angel foi a vencedora da competição Black Women Talk Tech; fez parte da edição 2016 do Historically Black Colleges and Universities 30 under 30 e recebeu um convite de doutorado de Harvard em troca das suas aulas de tecnologia da educação. E, apesar de tudo isso, os financiamentos têm sido um enorme problema para Angel. “Meu concorrente levantou 75 milhões de dólares”, afirma ela, inconformada. “Eu ganhei os prémios de melhor produto financeiro e melhor jogo de aprendizado.
E a minha empresa arrecadou apenas 200 mil dólares” Defensora das causas feministas, a empreendedora reuniu uma equipa de alto nível com as suas próprias credenciais de sucesso. A COO Courtney Keen foi a cofundadora da Wealthy Life e administra 1,4 mil milhões de dólares em contratos com a marinha norte-americana. Dominique Broadway, premiada especialista em finanças pessoais, é a directora-executiva de estratégia.
BCI fica com edifício do Big One por ordem do Tribunal de...