Valor Económico

Valor Económico

O Banco de Negócios Internacional (BNI), na qualidade de agente, liderou o sindicato bancário que concedeu um financiamento ao Ministério das Finanças no valor em kwanzas equivalente a 400 milhões de dólares norte-americanos, mediante a emissão de Títulos de Tesouro até 10 anos, informou a instituição em comunicado divulgado na passada segunda-feira, em Luanda.

Segundo a nota de imprensa, o BNI lidera o financiamento em moeda nacional de um dos maiores projectos relevantes de incentivo do tecido produtivo angolano, contribuindo para a consequente afirmação e diversificação sectorial da nossa economia.

A primeira fatia disponibilizada, no montante equivalente em kwanzas a cerca de 97 milhões de dólares, contou com a participação do Banco Millennium Atlântico e do BAI (Banco Angolano de Investimentos), que teve como destino o aproveitamento hidroeléctrico de Laúca, em construção no rio Kwanza.

O aproveitamento hidroeclétrico de Laúca, cuja construção teve início em 2012, abrange uma área de 24 mil hectares, incluindo a albufeira. Possui uma capacidade de produção projectada de 2.070 megawatts de energia e constitui o maior projecto de engenharia civil e de energia de Angola, estando o seu custo estimado em 4,5 mil milhões de dólares.

O custo inclui as obras de construção civil, produção, fornecimento e colocação em serviço do sistema de transporte de energia a partir do rio Kwanza, no qual existem também as barragens de Cambambe, com 960 megawatts, e Capanda, com 520 megawatts.

O Ministério dos Transportes vai receber um crédito adicional no Orçamento Geral do Estado (OGE) 2017 de mais de 30 mil milhões de kwanzas, para suportar as despesas no âmbito do Programa de Investimento Público (PIP).

O Decreto Presidencial n.º 122/17, de 9 de Junho fixa o crédito adicional mais exactamente em 30.815.923.530,00 (trinta mil, oitocentos e quinze milhões, novecentos e vinte e três mil, quinhentos e trinta kwanzas).

O câmbio oficial do dia fixa em cerca de 168 kwanzas o custo de um dólar norte-americano. A lei nº 15/10, de 14 de Julho (Lei do Orçamento Geral do Estado) determina, no n.º 1 do artigo 27.º, que os créditos suplementares especiais são autorizados por lei e abertos por Decreto Presidencial.

Angola vai participar de 15 a 16 deste mês da terceira reunião dos ministros do Comércio da União Africana, em Niamey, Níger, com uma delegação chefiada pelo ministro do Comércio, Fiel Constantino.

No encontro, prevêem-se finalizar negociações sobre modalidades da liberalização de tarifas na Zona do Comércio Livre Continental (ZCLC). Os trabalhos serão precedidos da sexta reunião do Comité do Fórum de Negociação sobre a Zona do Comércio Livre Continental (FN/ZCLC) e terá como objectivo principal a aprovação dos relatórios da quinta reunião e a análise de outros acordos.

ELEIÇÕES. Partidos políticos terão acesso à verba antes do início da campanha, previsto para 30 dias antes de 23 de Agosto, data das eleições gerais.

 

 

A verba destinada a apoiar a campanha das seis formações políticas concorrentes às eleições gerais de Agosto, avaliada em 1.040.000.000 de kwanzas (cerca de 6,2 milhões de dólares), foi já aprovada por decreto presidencial, publicado no Diário República de 7 de Junho, noticiou a Angop, na passada sexta-feira.

Segundo o decreto, o valor para o financiamento da campanha eleitoral dos partidos políticos e coligações de partidos será repartido de modo equitativo, cabendo a cada formação política um montante pouco acima dos 173 milhões de kwanzas, com base na lei de financiamento dos partidos políticos. Assinado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o mesmo documento aprova também a abertura de crédito adicional a favor do Ministério das Finanças, na qualidade de unidade orçamental, no valor de 1.040 milhões de kwanzas para o pagamento das despesas inerentes à campanha dos partidos políticos.

Os partidos políticos terão acesso à verba antes do início da campanha, previsto para 30 dias antes de 23 de Agosto, data das eleições gerais. O decreto recorda aos partidos políticos a obrigação de prestarem contas sobre as verbas atribuídas pelo Estado. As direcções dos partidos políticos e das coligações de partidos políticos devem elaborar, anualmente, relatórios de prestação de contas, nos quais devem descriminar a utilização dos fundos recebidos do Estado, conforme estabelece o artigo 7.º da Lei do Financiamento aos Partidos Políticos.

Esta mesma lei estabelece, no seu artigo 5.º, que o “Orçamento Geral do Estado inclui uma dotação orçamental anual para financiar os partidos políticos ou coligações de partidos políticos com assento na Assembleia Nacional, a ser distribuída de acordo com o número de votos obtidos nas últimas eleições gerais realizadas”.

Para além da dotação orçamental anual destinada aos partidos políticos e às coligações de partidos políticos com assento parlamentar, o Orçamento Geral do Estado deve incluir, também, em cada ano eleitoral, uma dotação para financiar, de modo igual, todos os partidos políticos e coligações de partidos políticos, legalmente constituídos, determina ainda a lei.

Para as eleições de 23 de Agosto próximo, o Tribunal Constitucional validou as candidaturas dos partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN e a coligação CASA-CE. Nas eleições de 31 de Agosto de 2012, o Estado atribuiu, de modo igual, a todos os partidos políticos legalmente constituídos a verba no valor de 9,6 milhões de kwanzas.

CARREIRA. Angel Rich desenvolveu um aplicativo, baptizado de Credit Stacker, que ensina a elaborar orçamentos, economizar, investir e fazer transacções bancárias. Tecnologia está espalhada em 40 países e já há quem defenda que pode ser tão popular quanto o xadrez.

 

Tal como Steve Jobs revolucionou a indústria dos computadores, a empreendedora Angel Rich propõe-se a revolucionar a educação financeira e nivelar a realidade entre aqueles que possuem dinheiro e os que não possuem. Para atingir este desiderato, a Angel Rich desenvolveu um aplicativo, baptizado de Credit Stacker, que, segundo os usuários, é divertido, atraente e fácil de usar. Por meio de técnicas de jogos, os módulos do Credit Stacker ensinam a elaborar orçamentos, economizar, investir, gerir créditos, fazer transacções bancárias, simular e analisar financiamentos de carros e imóveis, calcular impostos, empreender, entre outras funções. É útil para planear o futuro financeiro – desde o berço até a aposentadoria.

Num recente artigo sobre a empreendedora, a revista Forbes assinala que Angel Rich está disponível, por via deste aplicativo, de forma gratuita, em 40 países, com versões traduzidas em quatro idiomas diferentes. Entretanto, as despesas para a expansão do aplicativo pelo mundo têm sido garantidas por distintas agências governamentais e publicitários que pagam pela tecnologia. De acordo com a Forbes, o Credit Stacker já foi testado por usuários de quatro a 80 anos.

Especialistas em jogos acreditam, depois de algumas avaliações, que a tecnologia acabará por ser tão popular quanto o xadrez, prevendo-se que venha a ser jogado por gerações.

CREDENCIAIS VENCEDORAS

Já as credenciais de Angel mostram que é uma vencedora, conforme assinala a Forbes. Enquanto estava na faculdade, ganhou um desafio promovido pela gigante de investimentos Goldman Sachs pelo desenvolvimento de um algoritmo que resultou num ganho líquido na carteira de 2% quando o mercado entrou em declínio em 2008.

A empreendedora venceu também uma competição da Prudential National Case pela sua planificação de marketing para alcançar millennials. Como resultado da vitória, ganhou a vaga que queria na companhia seguradora: analista de pesquisa de mercado internacional.

Angel começou a pensar no Credit Stacker em 2009, mas não deixou o seu trabalho até 2012. Gerou 6 mil milhões de dólares em receitas para a Prudential e recebeu um bónus abaixo do esperado (30 mil dólares) e uma oferta de um MBA na Wharton. Ela decidiu, então, despedir-se. Em 2013, a empreendedora lançou a The Wealth Factory Inc., uma empresa sediada em Washington, especializada em educação financeira e mão-de-obra para desenvolvimento de jogos tecnológicos também baseados em educação. A empresa e o produto desenvolvido por Angel ganharam inúmeros prémios.

Entre eles, destacam-se o título de melhor produto de educação financeira dos Estados Unidos, concedido por Michelle Obama na Casa Branca; o melhor jogo de aprendizado do país, segundo o Departamento de Educação; 10 mil dólares do JPMorgan Chase por ser considerado a melhor solução do mundo para redução da pobreza; 10 mil dólares do Industrial Bank; e outros 10 mil dólares pela victória na 43.ª competição entre empresas do People Choice.

Ao mesmo tempo, Angel foi a vencedora da competição Black Women Talk Tech; fez parte da edição 2016 do Historically Black Colleges and Universities 30 under 30 e recebeu um convite de doutorado de Harvard em troca das suas aulas de tecnologia da educação. E, apesar de tudo isso, os financiamentos têm sido um enorme problema para Angel. “Meu concorrente levantou 75 milhões de dólares”, afirma ela, inconformada. “Eu ganhei os prémios de melhor produto financeiro e melhor jogo de aprendizado.

E a minha empresa arrecadou apenas 200 mil dólares” Defensora das causas feministas, a empreendedora reuniu uma equipa de alto nível com as suas próprias credenciais de sucesso. A COO Courtney Keen foi a cofundadora da Wealthy Life e administra 1,4 mil milhões de dólares em contratos com a marinha norte-americana. Dominique Broadway, premiada especialista em finanças pessoais, é a directora-executiva de estratégia.