Valor Económico

Valor Económico

Mil e 310 eleitores de 15 assembleias de voto de Moxico, Lunda-Norte e Benguela vão votar apenas no próximo dia 26 de Agosto (sábado), informou hoje, quinta-feira, (24) a porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral, Júlia Ferreira.

0577771ed df5a 455a ae03 586b35c05154

Em declarações à imprensa para anunciar as decisões tomadas na plenária realizada na madrugada de quinta-feira para analisar a organização das eleições gerais que tiveram lugar quarta-feira, a responsável explicou que tal situação se deveu a condições climatéricas e a avaria dos meios aéreos.

De igual modo, Júlia Ferreira apontou o despenhamento, recentemente, de uma aeronave que se encontrava ao serviço da CNE para fazer a distribuição logística. Referiu que, tendo em conta o estipulado na lei, o acto eleitoral nessas localidades terá lugar no próximo sábado, 26, tendo sido notificados os delegados de lista dessas assembleias. Frisou que a realização desse acto no sábado, nessas localidades, não constitui impeditivo para a divulgação dos resultados provisórios tão logo a Comissão Nacional Eleitoral tenha em sua posse as actas sínteses provenientes das diversas assembleias de voto.

Júlia Ferreira considerou que, em termos gerais, o processo de votação foi satisfatório, tendo em conta os pressupostos e procedimentos consignados na lei que foram escrupulosamente observados no decurso do acto eleitoral que decorreu no país. “Constatou-se a presença dos cadernos eleitorais nas mesas de voto, assim como maioritariamente os cidadãos apresentaram os seus cartões eleitorais e a existência do material eleitoral adequado para o processo de votação”, descreveu a porta-voz.

Destacou a presença dos delegados de lista e dos observadores e o registo de uma afluência massiva dos eleitores às assembleias de voto, e o papel desempenhado pelos assistentes eleitorais.

O início da divulgação dos resultados provisórios está previsto para hoje, quinta-feira, de acordo com a responsável.

Os resultados provisórios começam a ser divulgados nas próximas 24 horas, afirmou hoje (23), o presidente da CNE, André da Silva Neto, em conferência de imprensa em Luanda.

cms image 000009008

André da Silva Neto referiu ainda que o processo decorre com normalidade, com o povo angolano eleitor a revelar um "civismo, responsabilidade", que merece os mais elevados elogios da CNE.

Nestas quartas eleições, concorrem o MPLA, a UNITA, a CASA-CE, o PRS, a FNLA e a APN.

O candidato do PRS a Presidente da República exerceu o seu direito de voto na assembleia de voto número 451, situada na Escola 5009, no Grafanil/Viana, em Luanda.

0229f8431 966d 4ee7 95a6 dbaabd5ee705

Quando eram 8h10, Bendito Daniel, já com o indicador direito pintado, revelou à imprensa a expectativa de “bons resultados”, pois trabalhou “afincadamente” como dirigente de um partido com “estrutura implantada em todo o país”. “O nosso programa é único e não se confunde com mais nenhum. O nosso modelo de governação, apesar de ser infernizado por aqueles que querem perpetuar o sofrimento dos angolanos, tem muita receptividade no seio da população”, garantiu o líder do PRS, acrescentando que, caso não vença, os angolanos reservarão para o seu partido “um lugar cimeiro nestas eleições".

Abel Chivukuvuku, candidato a Presidente da República de Angola pela CASA-CE, exerceu o seu direito de voto, na assembleia 1039, instalada na escola primária n.º 1053, bairro Alvalade, Distrito Urbano da Maianga, em Luanda.

21074436 803421963116289 354300731 n

Acompanhado da sua esposa, de membros do conselho presidencial da coligação, apresentou o cartão de eleitor na assembleia e recebeu o boletim de voto.

À saída da assembleia, apelou ao voto dos eleitores. Nas eleições gerais de 2012, a CASA-CE elegeu oito deputados.

O candidato a Presidente da República, pela Aliança Patriótica Nacional (APN), Quintino Moreira, acaba de exercer o seu direito de voto, na assembleia 282, instalada no município de Viana.

2556 0 ab1fa5c7660e0bcc449d909fcd591e70

Neste acto cívico, o candidato fez-se acompanhar da sua esposa. Quintino Moreira afirmou, após depositar o seu voto, que “Angola está em festa, a festa da democracia”.

APN é a mais nova das seis formações políticas que concorrem às eleições gerais de 2017, a par do MPLA, da UNITA, da CASA-CE, do PRS e da FNLA.