ANGOLA GROWING
António Nogueira

António Nogueira

Engenheiro civil enumera o que chama de erros que estão na base da rápida degradação da malha rodoviária nacional, apontando, como principal defeito, o modelo adoptado ‘concessão-construção’ que põe de lado a figura de projectistas e fiscais “idóneos”. Desencoraja, por outro lado, o Governo a apostar no projecto rodoviário herdado do colono que, segundo defende, está desalinhado com a actual conjuntura económica do país.

ENTREVISTA. O membro do Observatório Político e Social de Angola (OPSA) afirma que o PND falhou devido ao que chama de “gestão danosa dos projectos, por parte das instituições públicas” e afirma que a crise não pode servir de pretexto para justificar todo o “insucesso”.

PLANEAMENTO. Faltam onze meses para o balanço oficial do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2013-2017 e alguns departamentos ministeriais já admitem que não foi possível cumprir com a maioria das metas inscritas “devido a dificuldades financeiras”.

A probabilidade de haver empresas a emitir títulos no mercado de acções, este ano, em Angola, ainda é curta, revela presidente da comissão executiva da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), em entrevista ao VALOR. Gestor considera que deverá haver, primeiro, estabilidade macroeconómica para que empresas correspondam a esse desiderato.