ANGOLA GROWING
Geralda Embaló

Geralda Embaló

Directora-geral adjunta do Valor Económico

Seja bem-vindo querido leitor a este seu espaço onde perguntar não ofende, depois de uma semana em que a nossa actualidade foi marcada pelo regresso do exonera/ nomeia, figura que andava algo desaparecida, talvez em viagem, e, que desta feita, veio entre outros nomear o ex-secretário de Estado para a Saúde para o cargo de vice-governador de Malange para o sector político social e económico, em mais um exemplo do quão aleatórias são as nomeações e exonerações - pelo menos da perspectiva dos governados. E, mais um exemplo do quão este modo de gerir centralizado se arroga no direito de não dar satisfações sobre os seus humores. Mufinda, que nem tão pouco é malanginho, e que ficou conhecido como o Sr. dos casos suspeitos de covid, é epidemiologista e sanitarista, doutorado em saúde pública. Logo da saúde pública, um sector que anda tão sem saúde que não se pode dar ao luxo de ver os seus quadros descaminhados para outro sector qualquer... mas é a sabedoria governativa do poder também conhecida como 'estratégia' que em quase meio século não mudou de hábitos e que nos trouxe ao país que temos hoje. 

Seja bem-vindo querido leitor a este seu espaço onde perguntar não ofende depois de uma semana em que a actualidade foi marcada, finalmente, pelo pedido de cessar-fogo, que veio do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres que lembrou Israel que “até a guerra tem regras” e voltou a pedir um corredor humanitário para acudir população que está a ser fustigada num evidente castigo colectivo pela barbárie cometida pelo Hamas.

Seja bem-vindo querido leitor a este seu espaço onde perguntar não ofende, depois de uma semana em que a actualidade mundial esteve dominada pelo tema da guerra. A guerra da Ucrânia foi substituída no topo das prioridades pela guerra chamada de Israel contra o Hamas mas em que os palestinianos, que não são mencionados, morrem mais. O Hamas, movimento radical que também oprime o seu próprio povo encetou uma campanha de terror contra os israelitas atacando alvos civis, degolando bebés e selvajarias afins segundo assegura o líder israelita a quem deram a desculpa perfeita para responder com o mesmo nível de incúria com a vida humana. Netanyahu está literalmente a terraplanar à bomba o território que o vem incomodando há muito tempo por estar ocupado por cerca de dois milhões de palestinianos e os seus ministros já fizeram saber que a faixa de Gaza vai ficar mais pequena depois da intervenção militar.

Seja bem-vindo querido leitor a este seu espaço onde, já sabe, perguntar não ofende depois de uma semana cheia de perguntas em torno do chefe que, ainda para acrescentar no embaraço, tinha visita americana de peso, e que na presença da visita, foi lembrado ou alertado - não precisa de agradecer chefe - de uma cláusula que aprovou no congresso do partido em 2021 e que na situação em que se encontra hoje, o exclui da corrida ao partido que lidera. 

Seja bem-vindo querido leitor a este seu espaço onde perguntar não ofende no final de mais uma semana marcada por falências institucionais públicas diversas, algumas com consequências mortais... O Valor Económico da semana que passou trazia - para além do aviso do Centro de Investigação da Universidade Lusíada de que a inflação mais provavelmente estará acima dos 22% em vez dos quase 13% assumidos pelo Instituto Nacional de Estatística - uma reportagem daquelas que provavelmente só em Angola seria possível...