DESPESA PÚBLICA. Presidência da República, que conta com uma dotação orçamental de mais de 36,794 mil milhões de kwanzas no OGE inicial, teve o seu bolo mais do que duplicado, registando um acréscimo de mais de 139,16%, num total de 88 mil milhões de kwanzas.

Guilherme Francisco
BALANÇO. Cofres públicos receberam menos dinheiro do Programa de Privatizações, nos primeiros seis meses do ano. Foram apenas 1,16 mil milhões de kwanzas transferidos, o valor mais baixo desde 2020.
DINHEIRO. Dívida para com instituições como o Banco Mundial, FMI, BAD e outras contrariou a tendência de redução da generalidade da dívida, com verificação de aumentos. ‘Kilapi’ com os Estados Unidos é o mais alto dos últimos 12 anos.
Há mais de uma década a reclamar uma dívida de cerca de 70 milhões de dólares, 80% dos quais do Ministério da Juventude e Desportos, Henrique Miguel ‘Riquinho’ tem agora o processo sob a lupa da IGAE, embora Rui Falcão alegue falta de comprovativos. O empresário fala em esquemas de ‘gasosa’ no Ministério das Finanças e lamenta o facto de a ‘velha guarda’ de empresários ter sido abandonada.
IDE não petrolífero afunda 66% no segundo trimestre
BALANÇO. Investidores estrangeiros tiraram os olhos do sector não petrolífero, depois de sinais de algum crescimento no arranque do ano. Sector petrolífero segue caminho contrário e cresce mais de 25% no período. Diversificação da economia continua em causa.
Quando a diplomacia jornalística encontra a realidade