Guilherme  Francisco

Guilherme Francisco

Absolutamente convicto de que a proposta de divisão político-administrativa de Luanda é uma “manobra” para abrir portas a futuras fraudes eleitorais, o deputado da Unita acusa a direcção do MPLA de querer tomar decisões sozinha, sem ouvir ninguém, nem os próprios dirigentes do partido. Natural da Lunda Norte, Joaquim Nafoia entende que a 'sua' província “já foi repartida” pelos dirigentes do MPLA e defende que o “verdadeiro empresariado de vocação está a ser empobrecido.”

INDÚSTRIA. PCA da única siderúrgica alega falta de condições nas indústrias angolanas para a produção de aço através do ferro gusa. Entretanto, é contrariado por empresários para quem a siderúrgica “não está interessada” em vender aos nacionais. Ministro Diamantino Azevedo manifestou-se, recentemente, contra a exportação de matérias-primas em detrimento da criação de cadeias de valor no país.

PREÇOS. Cenário inflacionista tende a agravar-se com a retirada dos subsídios aos combustíveis,além da escassez de divisas com a consequente depreciação do kwanza. Injecção de mais liquidez na economia pelo BNA entra nas contas. Economistas do Cinvestec duvidam dos números do INE.

BANCA. Diferença entre crédito bruto declarado pelo banco, face ao valor apurado pela Deloitte é de mais de 44,6 mil milhões de kwanzas. BCI declara 121 mil milhões de kwanzas, ao passo que auditor contabiliza ‘apenas’ 76,4 mil milhões de kwanzas.