COMÉRCIO EXTERNO. Importações de matérias-primas reduziram, mas continuam muito acima do exportado pelo país. Carne de frango, medicamentos e arroz são os que ‘queimam’ mais divisas angolanas.

Guilherme Francisco
Transacções na Bodiva disparam 600 por cento e...
FINANÇAS. Crescimento da bolsa foi impulsionado pela forte intervenção do Banco Nacional de Angola nos negócios, uma tendência que se observa desde 2022.
Inflação acelera em Angola e é a 5ª mais alta...
PREÇOS. Retirada dos subsídios aos combustíveis e desvalorização acentuada do kwanza geraram subida drástica dos bens e serviços no ano passado. Angola consta do leque dos países do continente africano com a maiores taxas de inflação.
IMPÉRIO. Além dos vários negócios já conhecidos, o Valor Económico apurou que o grupo tem as mãos na fazenda agro-industrial de Camacupa, antes detida pelo Fundo Soberano, e as fábricas têxteis de Benguela e Cuanza-Norte, activos que passaram para a esfera carrinho alegadamente sem concurso público ou sem anúncio oficial por parte das autoridades.
Investimento Directo Estrangeiro recua 13%
BALANÇO. Consulado de João Lourenço contabiliza duas quedas anuais do Investimento Directo Estrangeiro. Sector petrolífero atingiu níveis de investimento baixos, nunca vistos desde a proclamação da paz.
João Lourenço revela que já pensou no perfil do seu sucessor depois...