IMPÉRIO. Além dos vários negócios já conhecidos, o Valor Económico apurou que o grupo tem as mãos na fazenda agro-industrial de Camacupa, antes detida pelo Fundo Soberano, e as fábricas têxteis de Benguela e Cuanza-Norte, activos que passaram para a esfera carrinho alegadamente sem concurso público ou sem anúncio oficial por parte das autoridades.

Guilherme Francisco
Investimento Directo Estrangeiro recua 13%
BALANÇO. Consulado de João Lourenço contabiliza duas quedas anuais do Investimento Directo Estrangeiro. Sector petrolífero atingiu níveis de investimento baixos, nunca vistos desde a proclamação da paz.
INFRA-ESTRUTURAS. Financiamento foi disponibilizado por um fundo do Reino Unido e contrato conta com o aval do Tribunal de Contas. Troço foi alvo de trabalhos paliativos, em 2020, pela mão da MCA, o que não surtiu efeitos, já que actualmente se encontra esburacado em muitos pontos.
BALANÇO. Queda nas contribuições na Ensa impactaram o mercado do fundo de pensões. Entretanto, seguros seguem com crescimento ininterrupto ao longo do ano, face a 2022.
RELATÓRIO. Economistas da Universidade Lusíada reafirmam que o INE continua a esconder a verdadeira taxa de inflação, sendo que, nas contas deste centro de estudo, 2023 poderá terminar com inflação perto dos 38%. Investigadores alertam também que o Orçamento Geral de Estado de 2024 é “sustentado num enorme risco” para o qual não existe um plano de contenção.
Jornalista do Valor Económico vence Prémio Catoca