Guilherme  Francisco

Guilherme Francisco

Ex-jornalista e diplomata, Lennart Killander Larsson acredita que a facilitação dos vistos para Angola vai abrir portas a estrangeiros e investidores. Mas crítica o excesso de burocracia angolana. Defende que Angola deve apostar mais numa educação e na saúde de qualidade, que possam proporcionar quadros devidamente qualificados e saudáveis. Alerta ainda que o país só crescerá se tiver uma economia diversificada, mas que aposte em África.

ESTUDO. Problemas na obtenção de financiamento, falta de rentabilidade do negócio e motivos pessoais ou familiares estão entre as principais causas que fazem ‘morrer’ negócios à nascença. Em decorrência disso, Angola tem a maior taxa de encerramento de empresas iniciantes no continente.   

FINANCIAMENTO. Dinheiro será entregue totalmente em 2029, esperando-se que se desenvolvam infra-estruturas que proporcionem dinamismo no corredor do Lobito. Governo aguarda pelo financiamento de mais instituições financeiras internacionais para ‘animar’ o corredor.

 

CRIMES CIBERNÉTICOS. Após a ENDE e Cosal serem alvos de piratas informáticos, desta vez é a empresa de telecomunicações Infrasat que fica obrigada a pagar para não ver expostos publicamente os seus ‘segredos’. BNA já foi obrigado a apertar segurança no sistema informático.