ANÁLISE. Crise económica e intervenção do regulador diante do incumprimentos legais entre as principais razões na base do encerramento de empresas seguradoras. Estudo indica que em Angola o seguro agrícola ainda “tem pouca relevância” e antevê crescimento do sector com a expansão dos micro-seguros e bancassurance.

Guilherme Francisco
Lucro do Fundo Soberano afunda 76%
BALANÇO. Instituição agora administrada pelo antigo ministro das Finanças Armando Manuel relata “gastos gerais administrativos” de 2,004 milhões de dólares, um aumento de cerca de 7%, face aos 1,861 milhões do período homólogo.
MERCADO MOBILIÁRIO. Instituições estão a violar as orientações do regulador do mercado de valores mobiliários. Há ainda quem controle contas custódias e detém carteira de títulos públicos que chegam quase aos 1 bilião de kwanzas e de acções no valor de 30,603 mil milhões.
COMÉRCIO EXTERNO. Importações de matérias-primas reduziram, mas continuam muito acima do exportado pelo país. Carne de frango, medicamentos e arroz são os que ‘queimam’ mais divisas angolanas.
Transacções na Bodiva disparam 600 por cento e...
FINANÇAS. Crescimento da bolsa foi impulsionado pela forte intervenção do Banco Nacional de Angola nos negócios, uma tendência que se observa desde 2022.
NOVO SISTEMA POLÍTICO PRECISA-SE