Guilherme  Francisco

Guilherme Francisco

FINANCIAMENTO. Dinheiro será entregue totalmente em 2029, esperando-se que se desenvolvam infra-estruturas que proporcionem dinamismo no corredor do Lobito. Governo aguarda pelo financiamento de mais instituições financeiras internacionais para ‘animar’ o corredor.

 

CRIMES CIBERNÉTICOS. Após a ENDE e Cosal serem alvos de piratas informáticos, desta vez é a empresa de telecomunicações Infrasat que fica obrigada a pagar para não ver expostos publicamente os seus ‘segredos’. BNA já foi obrigado a apertar segurança no sistema informático.

Entre 2018 e Agosto deste ano, a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (Aipex)  totalizou 642 registos de intenções de investimento, mas apenas 184 projectos foram efectivamente implementados, uma taxa de concretização de 28,7%, que correspondem a 1,6 mil milhões de dólares. 

Após registar prejuízos de 196,6 milhões de dólares no ano passado, apontando como a ‘culpada’ a pandemia da covid-19, o Fundo Soberano saiu do terreno negativo no primeiro semestre de 2023, com o resultado do exercício a se situar em 93,5 milhões. O resultado positivo, que não inclui o das subsidiárias, deveu-se à valorização dos instrumentos financeiros no mercado internacional, nomeadamente de dívida e capital, no montante de 75,5 milhões, indica relatório da instituição consultado pelo jornal Valor Económico.

O novo conselho de administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (Aipex), nomeado em Dezembro do ano passado, deixou de publicar a estatística de investimento há precisamente sete meses sem prestar qualquer esclarecimento.