BALANÇO. Crescimento do sector não petrolífero não foi suficiente para travar as incertezas no mercado petrolífero que, consequentemente, empurraram o IDE para os valores mais baixos do ano. Investimento angolano no estrangeiro atingiu também o valor mais baixo, em clara sinalização de continuação de desinvestimento verificada desde 2022.

Guilherme Francisco
Líder da Comunidade Women in ESG Africa defende que as instituições financeiras devem incentivar as empresas que cumprem com as políticas ambientais, sociais e corporativas (ESG) através da redução da taxa de juros, e com a implementação de outros incentivos. Hortência Matos acredita que com ajuda das mulheres Angola vai cumprir os objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, mas alerta para a tarefa difícil, lembrando que as preocupações angolanas passam por resolver problemas sociais.
COMÉRCIO. Directora-geral do Instituto de Desenvolvimento Industrial e Inovação Tecnológica de Angola), Filomena de Oliveira, diz que o país deixou de ter desculpas perante os outros membros da SADC para não cumprir com o protocolo.
O Ministério das Pescas e Recursos Marinhos (Minpermar) considera “ilegal” a eventual greve que os funcionários tencionam começar a partir da próxima semana.
Operadores do sector das pescas têm-se queixado de burocracias na exportação do peixe, denunciando que o processo leva, em média, quase um mês, o que impede o cumprimento de prazos acordados com os clientes, sobretudo, europeus.
NOVO SISTEMA POLÍTICO PRECISA-SE