INDÚSTRIA. PCA da única siderúrgica alega falta de condições nas indústrias angolanas para a produção de aço através do ferro gusa. Entretanto, é contrariado por empresários para quem a siderúrgica “não está interessada” em vender aos nacionais. Ministro Diamantino Azevedo manifestou-se, recentemente, contra a exportação de matérias-primas em detrimento da criação de cadeias de valor no país.

Guilherme Francisco
PREÇOS. Cenário inflacionista tende a agravar-se com a retirada dos subsídios aos combustíveis,além da escassez de divisas com a consequente depreciação do kwanza. Injecção de mais liquidez na economia pelo BNA entra nas contas. Economistas do Cinvestec duvidam dos números do INE.
BANCA. Diferença entre crédito bruto declarado pelo banco, face ao valor apurado pela Deloitte é de mais de 44,6 mil milhões de kwanzas. BCI declara 121 mil milhões de kwanzas, ao passo que auditor contabiliza ‘apenas’ 76,4 mil milhões de kwanzas.
BEBIDAS. Fabricantes fazem questão de sublinhar que o principal ‘culpado’ já não é a retenção da matéria-prima no entreposto aduaneiro, mas antes a escassez de divisas para a importação do essencial.
RELATÓRIO. Sinistros na petroquímica elevaram-se significativamente no sector de seguros. Sociedade gestora de fundos de pensões do Banco de Poupança e Crédito (BPC) é a que mais influenciou na queda das contribuições das pensões.
PORQUÊ A FILHA?