Sem Autor

Sem Autor

O Banco de Fomento Angola (BFA) obteve um resultado líquido de 416,4 milhões de dólares no exercício de 2017, o que corresponde a um aumento de 12,1% face aos 371,2 milhões de dólares registados em 2016, noticia a Angop, com base em dados ainda não auditados do BFA.

01bf885c1 5f4d 4355 ba7b ea474d7a08a0

De acordo com os mesmos dados, a margem financeira do BFA registou um crescimento de 59,6%, enquanto as comissões líquidas aumentaram 39,5%. Já o produto bancário aumentou 34,6%, destaca ainda a agência de notícias angolana. Os custos operacionais do banco, agora liderado pelo economista Mário Leite da Silva, registaram um aumento de 7,9%, enquanto o rácio de ‘cost-to-income’ se situou em 24,4%.

Já os recursos totais de clientes aumentaram 3,5%, mas, no entanto, a carteira de crédito a clientes reduziu-se em 17,2%. O rácio de transformação de depósitos em crédito situou-se em 20,2%, segundo os mesmos dados, onde se destaca ainda que o crédito vencido representa 6,3% do total de crédito concedido a clientes, quando a cobertura de crédito vencido por provisões ascende a 144,3%.

O número de clientes aumentou 11% (+167 mil), totalizando 1.742.703 no final de 2017. Por outro lado, o número de cartões multicaixa aumentou 20%, para 1.342.194 cartões no final do ano, o que corresponde a uma quota de mercado de 23%, enquanto o ROE (rácio de rendibilidade dos capitais próprios) situou-se em 35,4%.

As informações postas a circular dão ainda conta de que o rácio de solvabilidade regulamentar situou-se em 43,4%, significativamente acima do limite mínimo de 10% exigido pelo Banco Nacional de Angola (BNA).

O preço do saco de cimento voltou a subir no Huambo, passando de 1.900 kwanzas para 2.400, o que não acontecia desde Novembro do ano passado.

02861c3e1 fbe4 4f71 a79a a8393092524e

Os revendedores do produto justificam o aumento com as reduzidas quantidades recebidas dos respectivos fornecedores de Luanda, Kwanza-Sul e Benguela.

O Executivo está orientado a flexibilizar a discussão do Orçamento Geral do Estado (OGE), na especialidade, antes da sua aprovação definitiva, redistribuindo as verbas até onde for possível a favor de um aumento nos sectores da educação e da saúde, bem como de outros que afectam mais directamente a vida dos cidadãos, afirmou o Presidente da República, João Lourenço, citado pelo Jornal de Angola.

096cfa2d0 713f 4f1b a888 4f6d2bf99b19

O Chefe de Estado, que fez esta sugestão ontem em Moçâmedes ao proceder à abertura oficial do ano lectivo 2018-2019, no pavilhão Welwitchia Mirabilis, lembrou que a sociedade está mais aberta e os cidadãos têm maior liberdade de expressão e de opinião.

"Não obstante o OGE 2018 estar condicionado a poucos recursos financeiros disponíveis e às receitas arrecadáveis previstas, o Executivo está orientado no sentido de ser flexível na discussão na especialidade na Assembleia Nacional antes da aprovação definitiva", referiu.

O filho mais velho do ex-presidente cubano, Fidel Castro, morreu em Havana, aos 69 anos, em resultado de "uma depressão profunda", revelou hoje (2) a imprensa oficial cubana.

awa1at7ptzmqzxoi0q4joqq4i

De acordo com o site oficial Cubadebate, Fidel Castro Diaz-Balart lutava contra a doença há muitos anos, tendo cometido suicídio na quinta-feira (1). "O doutor em Ciências Fidel Castro Díaz-Balart, que vinha sendo atendido por um grupo de médicos há vários meses por um estado depressivo profundo, atentou contra sua vida na manhã de hoje, primeiro de Fevereiro", comunicou o jornal estatal Granma.

O primogénito do falecido líder cubano, que tinha muitas semelhanças físicas com o pai, era fruto da união de Fidel com Mirta Diaz-Balart, uma aristocrata cubana com quem casou na juventude, antes de enveredar pela luta armada que o viria a conduzir ao poder.

A Assembleia Nacional prevê discutir, a 22 deste mês, uma proposta de Regimento Extraordinário de Regulação Patrimonial, sob iniciativa do grupo parlamentar da UNITA.

039842b17 9ab0 4bcb b4be 900bc2d7dde6

A informação foi avançada na quinta-feira (1) pela porta-voz do parlamento, Carlota Dias, no final da reunião de líderes parlamentares, orientada pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

A propósito, o presidente do grupo parlamentar da UNITA, Adalberto da Costa Júnior, disse que o documento, que deu entrada no hemiciclo sobre processo de urgência, oferece oportunidade de regular os desvios do património financeiro e físico, quer o que foi levado para o exterior, quer o que se encontra no país.

O político disse ser necessário que haja condição de regulação de uma lei que não permita um incentivo ao roubo.

“Não podemos dizer que você roubou, desviou e agora traga e é tudo seu. É preciso prever alguma percentagem de encaixe desses retornos para o Estado”, sustenta, informando, por outro lado, que o seu grupo parlamentar entregou um documento substantivo com propostas de melhoria do OGE 2018, fundamentalmente para os sectores da educação e saúde.

Para si, os sectores da saúde e da educação são elementos absolutamente fulcrais que não têm, neste OGE, os números mínimos considerados necessários, sugerindo, no entanto, o aumento de 5% do OGE para a saúde e 7% para a Educação.