Nove contratos de investimento privado, avaliados em pouco mais de 28 milhões de dólares foram assinados, nesta quinta-feira, em Luanda, pelo Ministério da Indústria, através da Unidade Técnica de Apoio ao Investimento Privado (UTAIP).
Trata-se de investimentos ligados aos sectores de bens alimentares, indústria de pasta de papel, cartão e seus artigos, mobiliário de madeira e fabricação de produtos químicos. Deste valor, cerca de 23,7 milhões representam investimento interno (nacional) equivalente a 84,34%. Sete destes projectos serão implementados em Luanda e apenas dois na província do Uíge.
A empresa Alba da Vida, localizada no município de Cacuaco, com um investimento externo estimado em cerca de 1 milhão de dólares, prevê produzir em média 1. 372 toneladas /ano de massas alimentares, enquanto a Pernla- empreendimentos e indústria, LDA (Viana ) e a Atlas Timber Company, localizada no município de Quitexe, no Uíge, vocacionadas para o fabrico de sacos plásticos e exploração e transformação de madeira, possuem cada um investimento externo na ordem de 1 milhão de dólares.
A primeira prevê produzir mil toneladas de sacos plásticos, numa área de 900 metros quadrados, enquanto a segunda tem uma capacidade de produção média anual de 970.600 unidades de produtos derivados de madeira.
A Indalar-Indústria de descartáveis de Angola, com um investimento interno de 4,2 milhões de dólares, está localizada no município de Negage, Uíge, e tem uma capacidade instalada anual de 30 milhões de unidades de fraldas descartáveis e igual número de pensos higiénicos descartáveis de vários tipos e tamanhos.
Enquanto isso, a fábrica Nahle, LDA – de fabrico de chapas e tubos (Pólo industrial de Viana) e a Acail Angola – indústria de comércio de ferro (município de Mazozo), possuem investimentos internos de 8, 5 milhões de dólares e 8,1 milhões de dólares.
A primeira tem uma capacidade produtiva de 11.100 toneladas/ano de chapas de zinco, 12 mil toneladas/ano de chapas caneladas e 19.500 toneladas /ano de tubos, enquanto a segunda terá uma produção média de 3.014 unidades de postes de betão.
A empresa Happylife Industry e a Limpo D’Ouro localizadas no município de Cacuaco, cujos valores de investimento estão avaliados em 1,3 e 2 milhões de dólares respectivamente, estão vocacionadas para uma produção média anual de 1001,6 toneladas de sacos plásticos para diversos fins e 28.075 hectolitros de detergentes em líquido e 11.709 toneladas de detergente em pó.
A Casa dos Fresco S.A, localizada em Luanda, com um investimento na ordem de 835 mil dólares, pretende manter a produção de 4.200 toneladas de pão e 720 toneladas de produtos de pastelaria diversa.
Durante o ano em curso, o sector industrial assinou 39 contratos de investimento contra 49 em 2016.
Secretário de Estado admite que Angola continua “a perder muito dinheiro” com...