ANGOLA GROWING
Valor Económico

Valor Económico

Os ‘bárbaros atentados terroristas’ ocorridos na terça-feira em Nova Iorque (EUA) e em Zamga (Camarões), que provocaram várias vítimas mortais e feridos, foram ontem (03) condenados pelo Presidente da República, João Lourenço, em mensagem enviada aos seus homólogos Donald Trump e Paul Biya.

0f5170170 44c2 4a1c bd36 857f2b9a667f r NjQweDM0Mw

Nas mensagens, João Lourenço destaca que o mundo está confrontado com acções criminosas contra as quais é preciso unir forças e reforçar a vigilância.

Angola ascendeu sete posições no ´Ranking’ do Banco Mundial, no conjunto das economias no sector eléctrico, de acordo com o documento distribuído hoje (04) à Angop, em Luanda, pelo Instituto Regulador dos Serviços de Electricidade e Água (IRSEA).

0908668eb 1b48 4d12 bd8a 76bca906afdb

Segundo a nota, no final do mês de Outubro, o Banco Mundial publicou o Relatório ‘Doing Bussiness 2018’, que avaliou até 30 de Junho de 2017, um conjunto de 190 economias mundiais, no qual Angola deixa a posição 182 para 175, cujo resultado no conjunto dos serviços avaliados, obteve uma pontuação de 1,38, num máximo registado em +6,33 curiosamente obtido por outro pais da região Austral, o Malawi.

A fonte indica, igualmente, que sendo também de registo que a maior parte das economias tiveram uma variação abaixo de +1 e que apenas 39 países tiveram uma pontuação negativa, o que espelha a importância assumida para atender a razão das melhorias apresentadas pela entidade promotora desta “ concorrência” entre economias.

No item referente a “obtenção de electricidade”, prossegue o documento, Angola ficou posicionada no lugar 165, melhorando 6 posições comparado ao Relatório de 2017.

Os critérios de avaliação do ranking Doing Business(RDB) 2018 para a obtenção da electricidade, contam o questionário enviado e baseiam-se essencialmente nos factores da qualidade do fornecimento de energia eléctrica(interrupções no serviço) na transparência dos actos, preços dos serviços e prazos para o atendimento das requisições bem como as reformas verificadas no período em avaliação.

O antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), general João de Matos, faleceu hoje (04), de Novembro, por doença, na cidade de Madrid, em Espanha, informou à Angop.

joao de matos ex chefe do estado maior das faa 1 620x457

O facto foi confirmado pelo Bureau Político do MPLA, que ressalta, em comunicado, as qualidades de João Matos enquanto combatente da luta pela paz em Angola.

Lê-se no comunicado

Foi com bastante comoção que o Bureau Político do MPLA tomou conhecimento do falecimento de João Baptista de Matos, destacado combatente da luta pela paz em Angola e antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, ocorrido hoje, em Espanha, por doença. O MPLA recorda João de Matos como um intrépido comandante político-militar, que soube interpretar e aplicar, na prática, os anseios mais nobres do povo angolano, na sua luta revolucionária pela conquista e preservação da independência nacional, da integridade territorial de Angola e da paz definitiva, tendo granjeado, por isso, grande prestígio no país e no exterior.

Pelo infausto acontecimento, que enluta toda a nação angolana, o Bureau Político do MPLA curva-se perante a memória deste dedicado patriota e, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do partido, endereça à família enlutada, ao Ministério da Defesa Nacional e ao Estado-Maior General das FAA as suas mais sentidas condolências.

General na reforma, João de Matos foi o primeiro chefe de Estado Maior General das FAA e faleceu com 62 anos.

A Nokia teve uma perda líquida de 1.088 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, uma queda de 23% em relação aos números registados em igual período de 2016, adiantou a empresa.

img 817x4602012 08 01 11 30 44 43507

O lucro bruto da empresa finlandesa de telecomunicações Nokia entre Janeiro e Setembro foi de 6.546 milhões de euros, um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que permitiu reduzir a perda operacional em 72% para 403 milhões de euros.

Os resultados financeiros do grupo foram ponderados por itens extraordinários relacionados com a aquisição da rival Alcatel-Lucent e os custos de reestruturação decorrentes da fusão.

Excluindo as despesas e as receitas extraordinárias, o lucro líquido atribuído entre Janeiro e Setembro ascendeu aos 1.160 milhões de euros, 92 %entre mais que no mesmo período de 2016. Nos primeiros nove meses deste ano, a Nokia facturou 16.496 milhões de euros, uma queda de três por cento.

Pelo menos 21 pessoas morreram e outras sete ficaram feridas, ontem (01), num bombardeamento da coligação árabe liderada pela Arábia Saudita, contra um hotel numa região rural da província de Saada, no norte do Iémen, controlada pelos rebeldes houthis, informaram testemunhas à agência de notícias Efe.

e43cef65466bdc45d7da0eedbcc930e6d515311f

O ataque destruiu o hotel, localizado nas imediações de um mercado popular na região de Suhar, cidade situada perto de Saada, um dos fortes dos insurgentes houthis, de credo xiita e que, segundo a coligação árabe, recebem apoio do Irão.

A fonte disse que todas as vítimas eram homens, mas não esclareceu se eram todos civis ou combatentes houthis, que desde o ano de 2010 controlam a cidade de Saada, uma província que faz fronteira com o reino da Arábia Saudita.