ARCCLA MARCOU PRESENÇA NA 11ª EDIÇÃO CONFERÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO DOS CAMINHOS DE FERRO DA ÁFRICA AUSTRAL
A Agência de Regulação Certificação de Carga e Logistica de Angola participou de 26 a 28 26, na 11ª Conferência da Associação dos Caminhos de Ferro da África Austral "SARA", que decorreu em Joanesburgo, um evento que juntou as principais empresas ferroviárias e fornecedores de serviços deste sector na região da SADC, cujo o lema da edição foi "A Transformação do Transporte Ferroviário por meio de Soluções Logísticas e Inovadoras”.

No acto de abertura, a Presidente da Associação dos Caminhos de Ferro da África Austral, Mizakele Mzimela, que agradeceu a presença de todas as delegações, tendo referido que a transformação dos caminhos de ferro não é somente uma responsabilidade das empresas, mas também dos Governos, das operadoras e utentes, tendo em conta os desafios sócio económicos que a região vive.
Em representação do Ministro dos Transportes, esteve o Director Nacional da Economia das Concessões, Eugénio Fernandes, que fez parte do primeiro painel de debates, destacado os grandes investimentos feitos no sector ferroviário, nomeadamente, CFB, CFL e CFM, onde fez referência sobre o processo de Concessão do Corredor do Lobito, uma acção que, segundo justificou,vai catapultar a empresa a responder o grande investimento que foi feito pelo Governo Angolano, sendo a República Democrática do Congo e a Zâmbia os principais pontos para o transporte de mercadorias.
Para o PCA da ARCCLA, Catarino Fontes Pereira, as oportunidades de trocas comerciais entre os países da SADC através do Corredor do Lobito são infinitas, sendo que para além dos minérios, o potencial agro-pecuário das comunidades angolanas nas margens da ferrovia é outro factor a ter em conta, tanto para a satisfação das necessidades internas, como dos mercados vizinhos, desde que asseguradas as devidas infraestruturas de agregação e certificação da produção.
“Soma-se a exportação de combustíveis de Angola para os países da África Austral, que poderá ser expressiva, sobretudo depois do arranque da futura Refinaria do Lobito, já em construção”, sustenta o líder da ARCCLA.
Pelo Ministério dos Transpostes participaram no evento a ARCCLA, a ANTT, o Caminho de Ferro de Benguela, o Caminho de Ferro de Luanda e o Caminho de Ferro de Moçâmedes com as suas respectivas equipas de trabalho.
Sobre a ARCCLA
A Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola – ARCCLA é um Instituto Público, sujeito a superintendência do Ministério dos Transportes, dotado de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial, criada para exercer as funções de controlo das operações de transporte por via marítima, terrestre e aérea, bem como a dinamização da logística nacional.
Criada pelo Despacho em Decreto Presidencial n.º 326/20, de 29 de Dezembro de 2020, que extinguiu o Conselho Nacional de Carregadores (CNC) e o Corredor do Lobito a Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola, abreviadamente designada por ARCCLA, tem sede em Luanda e representações em Benguela, Cabinda, Cuanza Sul, Namibe e Zaire.
Saiba mais em https://arccla.gov.ao/
*GABINETE DE APOIO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DA ARCCLA, Luanda aos 31 de Outubro de 2022*
João Lourenço revela que já pensou no perfil do seu sucessor depois...