FMI prevê crescimento de 4% para a África Subsariana em 2024
RELATÓRIO. FMI aponta vários factores de risco que eventualmente atrapalharão o crescimento esperado para 2024. A contração do financiamento que ainda não terminou, a inflação alta, as pressões sobre as taxas de câmbio e a instabilidade política destacam-se na lista.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia da África Subsariana deverá recuperar e situar-se em 4,0% em 2024, de acordo com o seu mais recente relatório ‘Perspectivas Económicas Regionais da África Subsariana: Perspectivas Económicas Regionais da África Subsariana’, a ser apresentado esta quarta-feira, 31, em Luanda, e a que o Valor Económico teve acesso.
Segundo o FMI, as estimativas sugerem que a recuperação da região pode já ter começado, justificando-se com os dados do Produto Interno Bruto (PIB) da maioria dos países. Embora estejam disponíveis os dados do primeiro trimestre de 2023, os indicadores de “alta frequência mostram que a actividade agregada da região melhorou no segundo trimestre”, observando que o crescimento económico no próximo não será ao mesmo ritmo entre os países pobres e ricos da região, uma tendência que perdurará.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública