Cantina
chen Feng

chen Feng

O ano corrente marca o 80°aniversário da vitória da Guerra Antifascista Mundial. Essa devastação humana alterou o mapa geopolítico do século XX e deu origem à ordem internacional centrada nas Nações Unidas. Nessa guerra, a China foi a primeira a acender a chama da resistência no Oriente e ainda se tornou um pilar do campo de batalha oriental principal. Hoje, diante de conflitos geopolíticos e desafios globais cada vez mais complexos, a China continua a ser força vital e firme na defesa da ordem mundial do pós-guerra. Veio a propor o conceito de formar uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade, respondendo de forma clara e efectiva à indagação importante como "que tipo de mundo vamos construir e como podemos construí-lo?".

Seja bem-vindo, querido leitor, a este seu espaço onde perguntar não ofende depois de uma semana em que a nossa actualidade andou tão pejada de acontecimentos que quase nem merece olhar para fora. Tivemos um pouco de tudo, desde processos de investigação de brinquedo, a pedidos de demissão que não parecem ter sido pedidos, tivemos vitórias com recados, tivemos presidente vaiado, ex-presidente enaltecido pela semana do seu aniversário...

Comemora-se, a 12 de Janeiro de 2025, o 42º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas China-Angola. Durante mais de 40 anos, as relações bilaterais de amizade e cooperação têm sido continuamente consolidadas e desenvolvidas. Em Novembro de 2010, os dois países estabeleceram a parceria estratégica, concordando em construir a comunidade com um futuro compartilhado em direção à nova era e elevar o nível das relações amistosas. Nos últimos anos, o Presidente chinês, Xi Jinping, manteve várias reuniões com o seu homólogo angolano João Lourenço, apontando a direcção para o desenvolvimento das relações China-Angola. Em 2024, os dois Chefes-de-Estado anunciaram a elevação da relação bilateral à Parceria de Cooperação Estratégica Global. As relações bilaterais cobrem todos os aspectos da política, economia, intercâmbio cultural e interpessoal, tendo laços inextricáveis com a roupa, comida, habitação, transportes e a vida quotidiana dos dois povos.