ANÁLISE. Taxa de pobreza em Angola vai fixar-se nos 49,4% este ano, totalizando 16.341 milhões de pobres. Ausência de investimento no social e corrupção são dos factores que contribuem para o agudizar da desigualdade, de acordo com o Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica (Ceic).

Guilherme Francisco
O Centro de Estudos e Investigação Científica (CEIC) da Universidade Católica de Angola alerta, no seu recente relatório social relativo a 2019-2020, que a recessão social tende a agravar-se. Os investigadores do CEIC alertam ainda que o Fundo Monetário Internacional (FMI) “não está preocupado com o desemprego, pobreza, criminalidade e desagregação da família e dos seus valores básicos”.
DISTRIBUIÇÃO. Gestor esclarece que as estruturas não se encontravam deterioradas, mas empresa foi obrigada a investir em equipamentos e a mexer em paredes para recuperar os espaços.
Bodiva com queda homóloga de 25,53%
A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva) registou uma queda de 25,53% nas negociações de Janeiro até à primeira semana deste mês, ao transaccionar 165,367 mil milhões de kwanzas, contra os 222,062 mil milhões do mesmo período no ano passado.
BANCA. Facilitadores garantem crédito salário em pouco tempo, com a exigência de entre 10 e 15% aos interessados que são repartidos alegadamente com funcionários. Banco responde que implementou um programa de Governação e de Controlo Interno e assegura que eventuais desvios serão punidos. Ao mesmo tempo, apela os clientes a denunciarem.
Jornalista do Valor Económico vence Prémio Catoca