Guilherme  Francisco

Guilherme Francisco

INDÚSTRIA. Efectivação do IVA, associado a outros encargos aduaneiros, deve disparar o custo de importação de botijas para os 50 dólares. Administração Geral Tributária mostra-se, entretanto, aberta a negociar hipótese de isenção do imposto, proposta pelos operadores.

CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Polémica à volta do concurso de gestão e exploração da rede de híperes e supermercados Kero, vencido pelo grupo Anseba, continua a levantar suspeitas e descontentamentos. Fonte ministerial alega que o Alimenta Angola usou indevidamente o nome do Carrefour. Brasileiros negam e insistem terem concorrido em parceria com os franceses.

JUSTIÇA.  Juízes, funcionários e advogados contam nunca terem vivido tempos de tão profunda dificuldade em trabalhar. Nos tribunais, falta de tudo, do papel ao tinteiro, do computador à impressora. Juízes e utentes compram consumíveis. Presidente da Associação dos Juízes de Angola defende uma efectiva autonomia administrativa-financeira e alerta que a corrupção tende a aumentar nos tribunais.