A Confederação de Empresários de Angola (CEA) garante ter empresários angolanos em condições de beneficiar da linha de crédito de mil milhões de euros do Deutsche Bank e contraria assim os argumentos do Presidente da República.

Guilherme Francisco
Desde 2019 em Angola como embaixador da Venezuela, Marlon Peña Labrador procura reforçar a cooperação nos variados domínios, sobretudo na cultura e exploração mineira e não deixa de sonhar com uma ligação aérea entre os dois países para fomentar o turismo. Em entrevista ao VE, olha para incipiente balança comercial, a importância de os países diversificarem a economia perante a crise provocada pelo baixo preço do petróleo e manifesta o desejo de ver Angola no grupo de países que apoia a Venezuela a manter a produção petrolífera. Explica ainda os contornos do embargo imposto pelos Estados Unidos.
“Lobby muito forte” permite exportação de lingotes
EXPORTAÇÃO. Empresários acusam a Agência Nacional de Resíduos que, entretanto, nega e atira as culpas ao Ministério da Indústria e Comércio. Agência alerta também para a indefinição no conceito do lingote.
IVA trava importação de botijas de gás
INDÚSTRIA. Efectivação do IVA, associado a outros encargos aduaneiros, deve disparar o custo de importação de botijas para os 50 dólares. Administração Geral Tributária mostra-se, entretanto, aberta a negociar hipótese de isenção do imposto, proposta pelos operadores.
CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Polémica à volta do concurso de gestão e exploração da rede de híperes e supermercados Kero, vencido pelo grupo Anseba, continua a levantar suspeitas e descontentamentos. Fonte ministerial alega que o Alimenta Angola usou indevidamente o nome do Carrefour. Brasileiros negam e insistem terem concorrido em parceria com os franceses.
Jornalista do Valor Económico vence Prémio Catoca